Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Saiba como colocar em prática simple...

Saiba como colocar em prática simples dicas de poupança para comprar casa

Na maioria dos casos, a vertente financeira é o grande entrave para comprar casa. Isto porque, por um lado, as pessoas têm receios relativamente à contratação de um crédito a longo prazo ou não têm disponível a verba para a entrada. Se é o seu caso, fique a par de algumas dicas de poupança.

Saiba como colocar em prática simples dicas de poupança para comprar casa

Para o Grupo Solução da RE/MAX, comprar casa é um passo que implica um período de muita ponderação, pois existem fatores que retraem o potencial comprador, que por temer não ter capacidade para suportar os custos inerentes ao processo se socorre das melhores dicas de poupança.

Segundo o grupo imobiliário, tal como qualquer negócio ou decisão de vida, comprar casa acarreta alguns riscos. Muitas vezes, esses riscos são sobrevalorizados pelas pessoas, quer pela falta de informação, quer pela falta de iniciativa em dar esse passo. E em grande parte dos casos, é o fator económico que faz retrair os interessados

Na maioria dos casos, a vertente financeira é o grande entrave para comprar casa. Por um lado, as pessoas têm receios relativamente à contratação de um crédito a longo prazo. Por outro, não têm disponível a verba para a entrada.

Por vezes, colocar em prática simples dicas de poupança e gestão de finanças pessoais faz as pessoas mudarem de perspetiva e perceberem que comprar casa está ao seu alcance, de acordo com o grupo da RE/MAX. Ora veja.

1. Informe-se com quem sabe

Para o Grupo Solução, o primeiro passo para conseguir poupar para comprar casa é informar-se com um profissional especializado. O ideal é consultar alguém com experiência em intermediação de crédito e proximidade com o ramo imobiliário, sustenta.

2. Faça uma gestão racional dos seus produtos bancários

Uma boa dica de poupança é saber gerir muito bem os produtos bancários. Por exemplo, os cartões de crédito têm taxas e comissões altas. Desse modo, evite sempre fazer pequenas compras a crédito, pois os encargos serão consideráveis.

Por outro lado, opte sempre pela poupança em vez de contrair créditos para adquirir determinados produtos ou serviços, segundo o grupo imobiliário.

3. Crie um orçamento mensal

Outra dica de poupança muito útil para amealhar para comprar casa é fazer um orçamento mensal com os encargos e despesas. Basta que seja criterioso relativamente àquilo que é essencial e ao que não é. Verá que se conseguir cumprir, além de evitar os gastos supérfluos, vai criar excedentário nas suas contas, faz notar o grupo da RE/MAX.

4. Defina limites para os seus gastos

A partir do orçamento, estabeleça um máximo em relação às suas despesas e aponte tudo o que vai gastando, para perceber onde gasta mais dinheiro.

5. Faça uma boa gestão financeira em casa

Uma boa parte do orçamento familiar é gasto nas despesas domésticas. Nesse sentido, de acordo com o Grupo Solução, uma gestão racional das finanças de casa é fundamental para poupar um bom dinheiro todos os meses.

Por exemplo, poderá adotar práticas mais sustentáveis, como evitar o desperdício de água, reduzir o consumo desnecessário de luz, fazer mais refeições em casa, fazer uma gestão racional dos alimentos sem desperdiçar, entre muitos outros cuidados.

6. Vá pondo de lado algum dinheiro

A partir do momento em que começa a criar excedente, ponha parte desse dinheiro de lado. Esta é uma excelente dica de poupança para acumular e, posteriormente, conseguir comprar casa com maior segurança.

Leia Também: Famílias portuguesas gastam, em média, 138 mil euros na compra de casa

Campo obrigatório