Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º
Lar Conselhos Sabe por que se deve lavar a roupa n...

Sabe por que se deve lavar a roupa nova antes de a usar? Há três razões

Vestir a roupa assim que a compra é um erro, pois as consequências podem mesmo ser graves para a sua saúde em geral e para a pele em particular. Ora veja.

Sabe por que se deve lavar a roupa nova antes de a usar? Há três razões
Notícias ao Minuto

12:38 - 28/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Roupa

De acordo com o Ekonomista, as consequências de não lavar a roupa nova podem mesmo ser graves para a sua saúde em geral e para a pele em particular. Assim, vestir a roupa que a compra é um erro e saber por que se deve lavá-la antes de a usar é meio caminho para evitar problemas de saúde. 

Mais agora que vivemos num período diferente dadas as circunstâncias da Covid-19. A verdade é que a pandemia obriga-nos a novas rotinas, mais controladas, mais cuidadosas, para evitar ao máximo um possível contágio. Por isso, mais vale prevenir do que remediar. Ora veja.

Uma longa viagem até si

Conhece aquelas as imagens de fábricas de roupa com condições menos agradáveis que chegam de outras partes do mundo, de onde (frequentemente) são oriundas as roupas que usamos? Pergunta o Ekonomista.

Assim, entre o local onde foi produzido, a fase de transporte e durante o tempo de exposição na loja, poderá imaginar a quantidade de mãos que já tocaram nessa peça.

Potenciais reações alérgicas

Durante os processos de confeção, são usados vários tipos de químicos e substâncias tóxicas, como corantes, metais como chumbo e mercúrio e ainda pesticidas nas fibras do algodão, revela a plataforma.

Geralmente, as peças que tenham mais cores ou estampados mais extravagantes são as que potencialmente causam mais danos à saúde, já que precisaram passar por mais procedimentos químicos durante a confeção, note-se. Tudo isto pode provocar alergias e, por isso, é muito mais seguro lavar a roupa antes de as estrear, alerta o Ekonomista.

Cor por todo o lado

As peças com cores muito fortes podem passar para os sofás, estofos do carro ou mesmo para outras peças de roupa, e tudo isso pode ser evitado com uma lavagem simples antes de vestir pela primeira vez.

As recomendações da DGS

De acordo com o manual 'Saúde e atividades diárias – medidas gerais de prevenção e controlo da COVID-19' da Direção-Geral da Saúde, a que o Ekonomista teve acesso, existem certos cuidados que pode ter para prevenir a possível transmissão através das peças de roupa.

Segundo o mesmo manual, a desinfeção só é necessária nos casos de doente com Covid-19,
cuidador de pessoas doentes com Covid-19, profissional de saúde e outras pessoas que possam ter estado em contacto com pessoas ou superfícies contaminadas.

Mas, no geral, a lavagem da roupa deve atender às seguintes sugestões:

  • Evitar sacudir a roupa suja;
  • Respeitar as indicações na etiqueta da roupa, para saber os cuidados que deve ter;
  • Lavar preferencialmente na máquina, pelo menos a 60ºC durante 30 minutos, ou entre 80-90ºC, durante 10 minutos para descontaminar através da temperatura.

Há peças que não precisam de ser lavadas antes de usar?

Segundo o Ekonomista, não há muitas peças de roupa que não devam ser lavadas antes do primeiro uso, com exceção talvez dos casacos ou outras peças exteriores que não fiquem na sua totalidade em contacto com a nossa pele

Ainda assim, o melhor mesmo é lavar todas as peças que vão estar em contacto com a nossa pele, antes de as usarmos pela primeira vez. A boa notícia é que uma simples lavagem é o suficiente para livrar a roupa desses elementos potencialmente nocivos para a nossa pele, faz ainda notar a plataforma.

Leia Também: Siga os conselhos da DECO para usar (melhor) a máquina de secar

Campo obrigatório