Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Atelier no Equador lança solução hab...

Atelier no Equador lança solução habitacional para os sem-abrigo

Esta estrutura incorpora um dormitório para viver e um quiosque para trabalhar. Tem quatro rodas e poderá ser transportada para onde quiser conforme a necessidade de cada um.

'El Ambulantito' - Esta estrutura incorpora um dormitório para viver e um quiosque para trabalhar. Tem quatro rodas e poderá ser transportada para onde quiser conforme a necessidade de cada um.

Notícias ao Minuto

14:26 - 26/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Sem-abrigo

Foi projetado um pequeno abrigo para pessoas em situação de sem-abrigo no Equador. De acordo com o Archdaily, que adianta com a informação, esta estrutura incorpora um dormitório para viver e um quiosque para trabalhar. Tem quatro rodas e poderá ser transportada para onde quiser conforme a necessidade de cada um. Este projeto chama-se 'El Ambulantito' e foi desenvolvido pelo atelier Natura Futura Arquitetura.

Este modelo composto por peças dobráveis é considerado uma estrutura de abrigo emergencial. “El Ambulantito nasceu de uma realidade que testemunhamos todos os dias. Um dispositivo de abrigo e produção provisória para os sem abrigo, que motiva a reflexão e a conscientização, enquanto as políticas públicas tratam do tema”, explica a empresa ao Archdaily.

Segundo a plataforma especialista no setor da arquitetura, o abrigo móvel mede 2,5 metros por 0,85 metros e é construído com uma estrutura de hastes de metal e painéis de madeira de origem local e "trata-se de uma solução provisória", nas palavras da equipa produtora da estrutura.

Segundo o atelier Natura Futura Arquitetura, a ideia surgiu a partir do questionamento do que seria possível fazer, a partir da própria profissão, para aliviar e conscientizar sobre a questão (dos sem-abrigo). "Por meio da autogestão, foi possível coletar recursos, colaborar com amigos e unir forças para um objetivo comum”, sustenta a equipa. 

Desta união surgiu então o pequeno abrigo que é adaptável para funcionar também como um quiosque ambulante, ou seja, torna-se num meio de gerar renda pela venda de produtos. Assim, o atelier também inseriu na estrutura um quadro-negro para anunciar o que está à venda, revela o Archdaily.

Este tipo de solução habitacional já está a ganhar terreno mundial e, mais recentemente, o país da Alemanha também aderiu. De acordo com o Archdaily, na cidade de Ulm, na Alemanha, cápsulas de dormir já estão a ser ofertadas à população que não têm onde dormir e que não querem ir para os abrigos que a cidade oferece. Faz ainda notar a plataforma que este modelo de abrigo alemão é adaptado ao frio intenso da região.

Leia Também: Sem-abrigo: Mais 600 vagas em Housing First e Apartamentos Partilhados

Campo obrigatório