Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Construção Obras Públicas: Menos concursos prom...

Obras Públicas: Menos concursos promovidos, mais contratos celebrados

De acordo com a AICCOPN, os primeiros seis meses do ano encerrou com os concursos de Obras Públicas promovidos a registar uma quebra de 18% e com os contratos Celebrados de Empreitadas de Obras Públicas a verificar um aumento de 47%.

Obras Públicas: Menos concursos promovidos, mais contratos celebrados

O primeiro semestre de 2021, encerrou com queda no volume de concursos promovidos e crescimento nos contratos celebrados. Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e das Obras Públicas (AICCOPN), os concursos de Obras Públicas promovidos registou uma quebra de 18% e os contratos Celebrados de Empreitadas de Obras Públicas verificaram um aumento de 47%.

No mês passado, e em termos homólogos acumulados, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registou, pelo quarto mês consecutivo, uma variação negativa, situando-se em 2.201 milhões de euros. De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, enviado ao Notícias ao Minuto, este valor a que corresponde uma quebra de 18% face a igual período de 2020. Já os contratos celebrados de empreitadas registaram uma variação positiva.

Segundo a AICCOPN, nos primeiros seis meses do ano, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos representaram 1.506 milhões de euros, ou seja, apresentam uma variação positiva de 66% em termos homólogos, mantendo a tendência verificada ao longo dos últimos meses.

Por seu lado, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias atingiram 277 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 27% que o total registado em igual período do ano passado, revela o Barómetro das Obras Públicas.

Segundo a AICCOPN, no seu conjunto, o total de contratos celebrados ao longo do primeiro semestre de 2021 situou-se nos 1.893 milhões de euros, mais 47% face ao período homólogo de 2020.

Leia Também: AICCOPN: Nível de atividade na reabilitação urbana cresce 7,2% em junho

Campo obrigatório