Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Eletricidade mais cara hoje. Quanto ...

Eletricidade mais cara hoje. Quanto lhe custará usar os eletrodomésticos?

Hoje é o dia em que a eletricidade atinge o preço mais alto de sempre. Consequentemente, este recorde terá um impacto também na carteira dos portugueses. Assim, saiba quanto lhe vai custar utilizar cada eletrodoméstico esta quarta-feira, de acordo com o estudo da Selectra.

Eletricidade mais cara hoje. Quanto lhe custará usar os eletrodomésticos?

Depois de um aumento progressivo que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos meses, o mercado ibérico energético atingiu hoje o preço mais alto da história (média de 106,57 euros por cada MWh). Isto significa que Portugal e Espanha nunca tinham registado preços de eletricidade tão elevados desde que se uniram através do Mibel no ano de 2007.

De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, este é um recorde que terá consequentemente um impacto também na carteira dos portugueses.

Assim, e segundo a mesma nota, a Selectra elaborou uma estimativa de qual será o custo de utilização de cada eletrodoméstico durante o dia de hoje, com o objetivo de ajudar os consumidores a poupar na fatura de eletricidade no final do mês. Ora veja.

Quanto lhe vai custar utilizar cada eletrodoméstico?

Para saber qual é o horário mais vantajoso para os consumidores utilizarem os diferentes
eletrodomésticos durante esta quarta-feira, a empresa especialista na comparação de tarifas de energia e telecomunicações elaborou dois possíveis cenários.

Na primeira tabela é possível verificar qual o custo médio em cêntimos, em habitações com uma potência contratada de 3,45 kVA (média de duas pessoas) consoante as horas de ponta e de vazio:

Notícias ao Minuto
© Selectra  

Por outro lado, se a potência contratada do consumidor for de 6.9 kVA (frequente em famílias com 4 pessoas), estes são os diferentes valores que se devem ter em conta para cada eletrodoméstico:

Notícias ao Minuto© Selectra  

Quando devo, afinal, utilizar a máquina de lavar a roupa?

Segundo a Selectra, a máquina de lavar a roupa é um dos eletrodomésticos com os custos mais elevados de utilização, sendo apenas ultrapassada pelo forno e o aquecedor elétrico.

Porém, existem formas de conseguir que o impacto não seja tão grande na sua fatura, sendo que uma das principais é a escolha dos horários mais rentáveis, sustenta a empresa de comparação de tarifas.

Assim, se o consumidor tiver uma tarifa bi horária, deve escolher as horas de vazio (22h-8h) para colocar a sua roupa a lavar, sendo que o seu preço vai ser sempre menor face às horas de ponta, independentemente da potência que tiver contratada, pode-se ler no comunicado.

E qual o horário mais caro para o fazer?

Segundo os cálculos da Selectra, utilizar a máquina de lavar em horas de ponta (8h-22h), neste que é o dia com o custo de eletricidade mais caro de sempre, vai custar 31 cêntimos por hora, a um consumidor que tenha uma potência contratada de 3,45 kVA e uma taxa de IVA de 13%, e 34 cêntimos por hora em cenários de potências de 6,9 kVA e uma taxa de IVA 23%.

Assim, os eletrodomésticos com o custo de utilização mais baixo são o computador portátil, o ventilador e a televisão, de acordo com empresa especialista na comparação de tarifas de energia e telecomunicações.

Leia Também: Eletricidade mais cara a partir de hoje para famílias em mercado regulado

Campo obrigatório