Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção Projeto Casa da Quinta, em Caneças, ...

Projeto Casa da Quinta, em Caneças, vence prémio de arquitetura

A Casa da Quinta desenvolvida pela arquiteta Catarina Alves foi a grande vencedora de um prémio municipal de arquitetura do concelho de Odivelas. O edificado existente foi o mote para uma reabilitação que tinha em vista uma moradia unifamiliar de tipologia T3.

Projeto Casa da Quinta vence prémio de arquitetura -

A Casa da Quinta desenvolvida pela arquiteta Catarina Alves foi a grande vencedora de um prémio municipal de arquitetura do concelho de Odivelas. 

O projeto Casa da Quinta, em Caneças, realizado pela arquiteta Catarina Alves, saiu vencedor com um prémio municipal de arquitetura do concelho de Odivelas. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o edificado existente foi o mote para uma reabilitação que tinha em vista uma moradia unifamiliar de tipologia T3, de piso térreo com a ligação ao campo.

"Ver o projeto da Casa da Quinta distinguido com o prémio municipal de arquitetura do concelho de Odivelas é para mim motivo de grande orgulho e emoção", começa por revelar Catarina Alves.

"Para além de ser uma obra com uma enorme simbologia pessoal e familiar, a Casa da Quinta representa tudo aquilo em que eu acredito do ponto de vista da arquitetura e do design de interiores”, sustenta.

Segundo a mesma nota, o Prémio Municipal de Arquitetura tem o objetivo de honrar construções novas, ou que estejam em recuperação, que privilegiem a qualidade arquitetónica e o enquadramento urbanístico do projeto, e que contribuam para a valorização do património arquitetónico e urbanístico do Concelho de Odivelas.

Faz ainda notar o mesmo comunicado que a Casa da Quinta surge com o intuito de elevar as características de uma zona rural, em Caneças. Da sua narrativa fazem parte as linhas tradicionais e o telhado de duas águas, as fachadas lisas brancas, pontualmente rasgadas por vãos de alto a baixo, com as suas portadas de ar rústico inspiradas nos antigos celeiros, lê-se no documento.

“Este prémio é também um passo muito importante para a marca que criei. A Casa da Quinta foi o pretexto, o começo e a engrenagem para a conceção da CATE, que pretende dar alma às casas portuguesas”, concluiu a arquiteta, citada em comunicado.

Recorde-se que a arquiteta Catarina Alves é fundadora da marca CATE que está vocacionada para a arquitetura, design de interiores e lifestyle.

Leia Também: Casas na Lua? Arquitetos projetam complexo residencial lunar

Campo obrigatório