Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Escritórios Quase metade dos portugueses usou ma...

Quase metade dos portugueses usou mais a impressora de casa no último ano

Cerca de 81% dos inquiridos pela DECO PROTESTE diz usar a impressora menos do que três vezes por semana e apenas 16% faz perto de 1000 impressões por ano. No entanto, 42% revela que as impressões aumentaram com o início da pandemia.

Quase metade dos portugueses usou mais a impressora de casa no último ano

Mais de metade dos portugueses tem, pelo menos, uma impressora em casa e muitos destes aumentaram as impressões no último ano. A pandemia de covid-19 veio criar novos hábitos como o teletrabalho e a escola à distância. De acordo com o inquérito da DECO PROTESTE, veio também aumentar a frequência com que quase metade dos inquiridos usa a impressora que tem em casa.

Segundo a defesa do consumidor, a maioria (81%) diz usar a impressora menos do que três vezes por semana e apenas 16% podem ser considerados 'utilizadores intensivos' (cerca de 1000 impressões por ano). No entanto, no caso de 42% dos inquiridos, as impressões aumentaram com o início da pandemia.

Além disso, 58% das famílias com crianças inquiridas no âmbito deste estudo revelam que desde que a pandemia de covid-19 começou, o número de impressões em casa aumentou. Já outros 47% passaram a usar a impressora de casa por motivos profissionais com maior frequência durante o confinamento, lê-se no estudo.

HP é a marca de impressoras mais popular

Faz notar a DECO que a HP, a Epson, a Canon e a Brother são as marcas de impressoras com maior presença nas casas dos portugueses inquiridos, representando, em conjunto, cerca de 95% de quota de mercado, mas a HP é a preferida (57%)

Em Portugal, o preço médio das impressoras que os consumidores inquiridos têm em casa, e que mais utilizaram no último ano, é de 133 euros. Sendo que 81% destas são impressoras a jato de tinta e as outras 19% são impressoras a laser. Além disso, 18% destas impressoras foram adquiridas durante o período da pandemia (em 2020 ou 2021).

Salienta a DECO que uma grande maioria dos utilizadores de impressoras (93%) tem uma impressora multifunções (imprimir, copiar, digitalizar, entre outros), mas as características consideradas mais importantes são a função de scanner, a possibilidade de fazer cópias, a ligação wi-fi e a impressão automática de frente e verso.

Quase todos os inquiridos (97%) usam a impressora, sobretudo, de forma 'tradicional', através do computador, mas também há quem imprima a partir do smartphone (34%), do tablet (13%) ou de uma pen USB (14%), de acordo com a defesa do consumidor.

Leia Também: Europa: Mercados de escritórios em Lisboa a competir por novos espaços

Campo obrigatório