Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Moradia na Quinta do Lago pode torna...

Moradia na Quinta do Lago pode tornar-se Monumento de Interesse Nacional

A referida casa situa-se na Quinta do Lago, no Loteamento Golfe Norte, e trata-se de um projeto da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. A autarquia de Loulé quer reconhecer o valor deste imóvel e da Estalagem da Cegonha, em Quarteira.

Moradia na Quinta do Lago pode tornar-se Monumento de Interesse Nacional

A moradia da autoria do arquiteto Souto de Moura, na Quinta do Lago, poderá vir a ser um Monumento de Interesse Nacional. Segundo a plataforma Espaço de Arquitetura, depois da Câmara Municipal de Loulé ter dado início ao procedimento para reconhecer uma moradia como 'Monumento de Interesse Municipal', é agora a vez da Direção-Geral do Património querer classificar o mesmo edifício, de 'Monumento de Interesse Nacional'. A autarquia de Loulé quer reconhecer o valor deste imóvel e da Estalagem da Cegonha, em Quarteira.

Segundo a plataforma, que avança com a notícia, a referida casa situa-se no coração deste empreendimento turístico, no Loteamento Golfe Norte, freguesia de Almancil. 

Consideram os responsáveis municipais ser este “um testemunho do património arquitetónico contemporâneo do séc. XX, na categoria de arquitetura civil e na tipologia habitacional.”

Nesse sentido, esta classificação será também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município com vista à “valorização e divulgação do seu património enquanto fatores decisivos para a preservação da sua memória coletiva”, lê-se no artigo.

Ainda dentro desta política para o património, a Câmara Municipal de Loulé pretende igualmente que a Casa Senhorial da Quinta de Quarteira, mais conhecida como 'Estalagem da Cegonha', venha a ser reconhecida como 'Imóvel de Interesse Municipal'.

De acordo com o Espaço de Arquitetura, o conjunto edificado datado do século XV, que reúne vários edifícios que compõem atualmente o complexo hípico da Estalagem da Cegonha, localizado em Vilamoura, “testemunho vivo” da história de Loulé e da transformação e desenvolvimento de Portugal nos meados do século XV.

“Esta proposta é de primordial importância e tem como objetivo final a preservação deste bem patrimonial e a potenciação dos seus valores culturais e identitários, adianta a Autarquia de Loulé”, sustenta. Ambas as propostas serão agora remetidas para discussão na Assembleia Municipal de Loulé, revela a plataforma.

Leia Também: Rio de Janeiro recebe filme-exposição sobre 'Arquiteturas em Português'

Campo obrigatório