Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º
Finanças Investimentos Pandemia não trava negócio imobiliár...

Pandemia não trava negócio imobiliário internacional, diz Engel & Völkers

A procura de bens imobiliários ultrapassa em muito a oferta de habitação na maioria dos países. Os preços das primeiras e segundas casas têm tido uma tendência ascendente, apesar da pandemia, revela o Grupo Engel & Völkers.

Pandemia não trava negócio imobiliário internacional, diz Engel & Völkers

A procura de bens imobiliários ultrapassa em muito a oferta de habitação na maioria dos países. De acordo com a Engel & Völkers, imobiliária alemã na mediação de imóveis de luxo, nos locais mais procurados, tanto de primeira como de segunda residência, os preços têm tido uma tendência de subida, apesar da pandemia.

“A procura no setor imobiliário é constante e existe uma crescente necessidade, entre os compradores nacionais e internacionais, de propriedades para investir a longo prazo que ofereçam um potencial de revalorização”, afirma Sven Odia, CEO da Engel & Völkers AG, citado em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A nível mundial, a consultora imobiliária internacional registou nestes primeiros seis meses cerca de 565,5 milhões de euros em receitas por comissões, o que representa um crescimento de 69% face ao primeiro semestre de 2020, onde se registaram 334,1 milhões de euros. Estes números foram alcançados graças a um volume de transações imobiliárias superior a 16 mil milhões de euros.

Segundo a mesma nota, por referência ao volume de comissões, o crescimento mais notório foi registado no Dubai (+262%), seguido pela Itália (+126%) e América do Norte. Por seu lado, na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) verificou-se um aumento de 28% para 143 milhões de euros. E nos EUA e no Canadá, o valor de 241 milhões de euros foi alcançado após uma subida de mais de 115% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, a divisão especializada no sector terciário (escritórios, espaços comerciais, naves industriais e investimentos hoteleiros) registou receitas de comissões de 47 milhões de euros, o que representa uma subida de 50% face ao primeiro semestre de 2020, lê-se no documento.

Engel & Völkers cresce 31,5% em Portugal durante o primeiro semestre de 2021

A Engel & Völkers registou um volume de negócios de 53,9 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2021. De acordo com a consultora imobiliária, isto representa um crescimento de 31,5% face ao período homólogo de 2020. "A recuperação do volume de transações para valores pré-pandemia, mostra que o mercado de imobiliário de luxo conseguiu resistir aos desafios do último ano” afirma Juan-Galo Macià, CEO da Engel & Völkers para Espanha, Portugal e Andorra.

Segundo o mesmo comunicado, de janeiro a junho, a Engel & Völkers intermediou em Portugal um total de 184 operações. Destas, 132 referem-se a operações de venda, o que representa um crescimento de 55,3% face ao mesmo período de 2020, e 52 foram operações no mercado de arrendamento premium (+116,7%). O preço médio das vendas situou-se acima dos 400 mil euros enquanto o arrendamento de luxo situou-se nos 1.517 euros mensais, lê-se na nota.

Leia Também: Franceses são os que mais investem no imobiliário de luxo em Lisboa

Campo obrigatório