Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Subida de venda de casas em Portugal...

Subida de venda de casas em Portugal foi a menor da UE no arranque do ano

No primeiro trimestre deste ano assistiu a um aumento de 0,5% na compra e venda de casas no país. Ainda assim, foi o aumento mais baixo da União Europeia (UE).

Subida de venda de casas em Portugal foi a menor da UE no arranque do ano

Após a queda de 5% nas transações de imóveis em 2020, durante o primeiro trimestre deste ano o cenário inverteu-se. De acordo com os dados da Eurostat divulgados esta segunda-feira, assistiu-se a um aumento de 0,5% na compra e venda de casas em Portugal. Ainda assim, este aumento foi o mais baixo da União Europeia (UE).

Segundo os mesmos dados, no ano passado, apenas três de 13 Estados-membros analisados pelo Eurostat viram as transações de casas a subir: Finlândia  (7.7%), Países Baixos(10.1%) e Dinamarca (20%).

Já no sentido inverso, Portugal registou uma diminuição na ordem dos 5%, sendo a sétima mais baixa. Chipre (-23.3%), Eslovénia (-17.5%), Bélgica (-17.4%) e Irlanda (-16.4%) assistiram às maiores descidas, lê-se no documento.

Notícias ao Minuto
© Eurostat  

“Em 2020, o número de transações de habitação diminuiu em vários países da UE em comparação com 2019, apesar de uma tendência contínua de aumento dos preços da casa“, revela o gabinete de estatísticas europeu e estima que "esta queda no número de transações ocorre após um aumento em quase todos esses países em 2019 em comparação com 2018."

Nesse sentido, “a redução do número de transações pode estar associada às medidas de bloqueio da Covid-19, em particular no segundo trimestre de 2020, que incluíram a suspensão temporária da atividade imobiliária“, faz ainda notar o Eurostat.

Leia Também: Madeira: Negócio de arrendar casas ao governo já abrange 287 contratos

Campo obrigatório