Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Crédito à habitação Transferir o seguro de vida do crédi...

Transferir o seguro de vida do crédito à habitação: Como e quando?

Trata-se de um processo simples e de uma solução que lhe permitirá obter uma poupança significativa. Saiba 'aqui' como fazer.

Transferir o seguro de vida do crédito à habitação: Como e quando?

Embora a prestação do empréstimo se mantenha constante ao longo do tempo, o prémio do seguro de vida vai aumentando à medida que vai avançando na idade, mesmo com a redução de capital garantido. Assim, de acordo com o Ekonomista, transferir o seguro de vida do seu crédito habitação é muitas vezes a solução para manter as suas finanças equilibradas.

Segundo a plataforma, quando contrata um crédito habitação tem de obrigatoriamente contratar um seguro de vida. Este é um seguro obrigatório, feito pelo capital contratado e cujo prazo coincide com o prazo do empréstimo. Note que tem como beneficiário o banco que lhe concede o crédito, o que protege ambas as partes.

Mas tenho de contratar o seguro no banco onde pedi o crédito habitação?

A entidade bancária que lhe concedeu o empréstimo vai sugerir em simultâneo a contratação do seguro de vida e na maioria dos casos oferece uma bonificação no spread. Apesar de parecer tentador e mais fácil, nem sempre é a melhor solução.

Ainda assim, antes de se decidir por contratar junto do banco, peça propostas junto de outras seguradoras. 

O prémio do seguro de vida do meu crédito habitação é muito elevado. Posso mudar de seguradora?

Sim, responde o Ekonomista. O Decreto-lei nº 222/2009 veio no artigo 4.º possibilita a transferência do seguro de vida do crédito habitação para outra seguradora durante a vigência do contrato.

Quer tenha contratado com o banco quer junto de uma seguradora, o certo é que o prémio vai aumentando quando vai envelhecendo, isso porque com o avançar da idade, o risco de fatalidade é maior, em termos de probabilidade.

Assim, pode chegar uma altura em que o valor a pagar seja cerca do triplo do que pagava na altura que contratou o crédito. De facto, o custo do seguro de vida é o que chamamos de custo escondido no crédito habitação, faz notar a plataforma.

Como transferir o seguro de vida do crédito à habitação? 

Em primeiro lugar, analise bem as condições do seu crédito habitação, nomeadamente as associadas ao spread. Depois, peça propostas noutras seguradoras. Nesta etapa, não se esqueça de ter em atenção às coberturas e capital contratado.  

De seguida, negoceie com o banco para a manutenção do spread. Assim, caso não o consiga, se a proposta do novo seguro for mais vantajosa, avance, afirma o Ekonomista. No momento em que contratar o novo seguro tenha em consideração a data de entrada em vigor.

De realçar que no caso de cancelamento do seguro, deverá enviar uma carta registada à seguradora com 30 dias antes da data em que pretende o cancelamento do contrato. Não se esqueça de informar o seu banco da alteração do contrato de seguro e de entregar uma cópia da carta de cancelamento do seguro e cópia do novo contrato.

Guarde sempre como prova as cópias das cartas enviadas à seguradora e ao banco, faz notar o Ekonomista, de forma a que possa e consiga cancelar a autorização de débito direto do seguro que denunciou.

Em suma, o importante é analisar periodicamente o seu seguro, revela o Ekonomista. No final da vida do empréstimo de certeza que poupou um valor significativo.

Leia Também: Será esta uma boa altura para pedir ou transferir o crédito à habitação?

Campo obrigatório