Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Crédito à habitação Sabia que existem custos escondidos...

Sabia que existem custos escondidos com seguros no crédito à habitação?

Quando analisar os custos do seu crédito habitação, não veja só os custos do seguro de vida no primeiro ano. Veja o plano de pagamentos e faça contas.

 Sabia que existem custos escondidos com seguros no crédito à habitação?

Geralmente, comprar casa significa ter de recorrer a um crédito à habitação e olhar para os custos durante o prazo de duração do empréstimo. Mas será que olhamos para o que lhes acontece ao longo do tempo? Saiba que existem custos escondidos no crédito à habitação, nomeadamente quanto aos seguros, alerta o Ekonomista. 

Um dos seguros a ter em conta é o prémio do seguro de vida que está associado ao crédito habitação e que depende não só do valor do empréstimo, como também da sua idade. Um valor que, na simulação que os bancos lhe apresentam, apenas consta o valor do primeiro ano. No entanto, sustenta o Ekonomista, este é um seguro que terá de ter atenção pois, durante a vida do empréstimo, o prémio sobe apesar do valor da sua dívida diminuir.

Note que ao contrair um empréstimo irá ter um conjunto de despesas iniciais (que constam da FINE) que terá de pagar de uma única vez logo na concessão do empréstimo, nomeadamente comissão de avaliação do imóvel, comissão de abertura do processo e Imposto do Selo sobre abertura do crédito. 

Estes são os seguros obrigatórios para quem contrata crédito habitação, em especial do seguro de vida. E são estes os custos escondidos com seguros no seu crédito habitação, faz notar o Ekonomista.

Entre estes, há dois seguros que tem obrigatoriamente de contratar: o seguro de vida e o seguro multirriscos.

O seguro de vida é feito pelo capital contratado e o prazo coincide com o prazo do empréstimo. Para além disso, tem como beneficiário a entidade financeira, já que desta forma, em caso de fatalidade, o empréstimo que concederam fica totalmente reembolsado pelo pagamento do valor contratado no seguro de vida.

Se o seguro multirrisco se mantém estável ao longo do prazo do empréstimo, o mesmo não acontece com o seguro de vida. O prémio a pagar aumenta à medida que a sua idade vai avançando, já que a seguradora considera que existe um maior risco associado de acontecer uma fatalidade.

É certo que o capital seguro é ajustado todos os anos, mas o aumento da idade leva a que o prémio sofra uma subida acentuada até perto do final do empréstimo. E este é também um custo escondido com este tipo de seguro, alerta o Ekonomista.

Embora o valor do prémio inicial dependa da idade que tiver na data da contratação do empréstimo e também do prazo do mesmo, a conclusão é a mesma: vai subir enquanto durar o empréstimo. E note que na simulação que lhe é apresentada só consta o valor no primeiro ano. 

Em suma, quando analisar os custos do seu crédito habitação, não veja só os custos do seguro de vida no primeiro ano. Veja o plano de pagamentos e faça contas. É certo que quanto mais novo for ao pedir o crédito, menor é o prémio mensal, mas até ao final do empréstimo, e apesar da redução do capital segurado, o prémio irá aumentar.

Leia Também: Taxa de juro nos contratos de crédito à habitação caiu para 0,820%

Campo obrigatório