Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Segmento habitacional mantém trajetó...

Segmento habitacional mantém trajetória positiva, mas a um ritmo lento

Os dados mais recentes do INE mostram que no 1.º trimestre de 2021, o Índice de Preços da Habitação valorizou-se 5,2%, em termos homólogos. De acordo com as associações dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS), isto traduz um abrandamento do ritmo de crescimento do índice, que registou uma variação de 8,4% em 2020.

Segmento habitacional mantém trajetória positiva, mas a um ritmo lento

O Índice de Preços da Habitação valorizou-se 5,2%, em termos homólogos, nos primeiros três meses do ano. De acordo com os dados mais recentes do INE, as associações dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) fizeram as contas e concluíram que isto traduz um abrandamento do ritmo de crescimento do índice, que registou uma variação de 8,4% em 2020. 

Na 'Análise de Conjuntura do Setor da Construção', por referência ao mês de junho, enviada às redações, as associações anotam ainda que no que concerne às transações de imóveis habitacionais, no mesmo período em análise, estas atingiram um total de 43.757 alojamentos, num montante global de 6.927 milhões de euros, o que traduz um aumento de 0,5% em número, e de 2,5% em valor, face ao trimestre homólogo.

Ao nível do licenciamento municipal de obras de construção, após variações negativas nos primeiros dois meses do ano, apuram-se aumentos significativos em março e abril que se devem, em grande medida, à quebra no licenciamento ocorrida nos meses homólogos de 2020 em consequência dos impactos iniciais da pandemia e das respetivas medidas de confinamento, lê-se no documento a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Assim, assiste-se a um crescimento até finais de abril, em termos homólogos, de 17,3% do total de licenças emitidas, de 18,1% das licenças para construções novas, de 15,1% das licenças para reabilitação e de 19,1% nos fogos licenciados em construções novas.

Já relativamente ao stock de crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação observa-se, até maio, um aumento de 3,4%, enquanto o stock de crédito concedido às empresas do setor da construção regista uma contração de 2,5%, em termos homólogos. 

Por sua vez, no segmento de engenharia civil, até ao final de maio 2021, o valor promovido de concursos de obras públicas totalizou cerca de 1.713 milhões de euros o que corresponde a uma quebra de 22,7% face aos 2.215 milhões promovidos em igual período do ano anterior, pode-se ler na 'Análise de Conjuntura do Setor da Construção'.

Ainda assim, as empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base nos primeiros cinco meses de 2021, verifica-se que estas atingiram um volume de 1.554 milhões de euros, o que traduz um aumento de 74,7%2 em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Por seu lado, o consumo de cimento no mercado nacional, até ao final de maio apresenta um aumento de 10,5%, em termos homólogos, para cerca de 1,58 milhões de toneladas, fazem ainda notar as associações.

Leia Também: Licenças habitacionais emitidas pelas autarquias sobem 20,6%

Campo obrigatório