Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Como escolher uma empresa para insta...

Como escolher uma empresa para instalar janelas eficientes em casa?

Está a pensar trocar as janelas de sua casa? Saiba como escolher a empresa e como reclamar se algo correr mal durante o processo, com a ajuda da DECO PROTESTE.

Como escolher uma empresa para instalar janelas eficientes em casa?

As janelas eficientes contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico das casas e, ainda, têm um impacto direto na fatura energética e na pegada ecológica.  De acordo com a DECO PROTESTE, investir em janelas eficientes, com etiqueta energética, pode garantir-lhe poupanças na fatura da eletricidade e maior conforto. Contudo, substituir janelas antigas por umas novas pode representar um investimento avultado. Assim, é importante que escolha um profissional especializado que o possa ajudar não só no diagnóstico às janelas instaladas na sua casa, mas também na escolha dos materiais e outras características técnicas das janelas a colocar, faz notar a defesa do consumidor.

Cuidados a ter ao escolher uma empresa

Antes de adjudicar a instalação de novas janelas a uma empresa, deve informar-se sobre o tema. Quanto mais souber, menor será a probabilidade de ser enganado.

Para a DECO, é importante que comece por solicitar orçamentos a várias empresas e compare os preços das janelas e da instalação. Deve solicitar os orçamentos considerando a mesma tipologia de janelas para os poder comparar. Além disso, o orçamento deve apresentar todos os valores do IVA.

Note que se um dos orçamentos que pediu se destaca por apresentar um valor muito abaixo dos valores apresentados pelas empresas concorrentes, tente perceber se há algo que não está contemplado na instalação.

É também importante que tente saber se a empresa é de confiança. Deve ainda pedir informação sobre a marcação CE (obrigatória) das janelas e preferir janelas com etiqueta energética. Assim, o orçamento deve ser o mais detalhado possível, caso contrário corre o risco de ser engando, salienta a DECO.

Não se esqueça de pedir referências de obras que a empresa já tenha fornecido. Peça também referências de empresas a familiares e amigos em quem confia e que tenham realizado o mesmo tipo de obra nas suas casas. Confirme ainda se os técnicos contratados para fazer a instalação das janelas têm qualificações para tal.

Já no caso da instalação, a garantia é de cinco anos. Nesse sentido, pergunte  qual o tipo de garantia das janelas e do serviço de instalação.

Sublinhe-se que o valor de adjudicação não deve ser superior a 50%, afirma a DECO. Contudo, se a empresa pedir um adiantamento acima desse valor, pode ser um mau indício.

Em caso de surgirem problemas, redija uma reclamação e envie diretamente para a empresa por correio registado, salienta a DECO. Se a empresa não responder à reclamação, recorra a entidades independentes.

Leia Também: Candidaturas para tornar casas mais sustentáveis abrem já amanhã

Campo obrigatório