Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Escritórios Prédio de escritórios no Porto disti...

Prédio de escritórios no Porto distinguido na categoria 'Nova Construção'

O Urbo Business Center foi distinguido com a Certificação BREEAM, com a classificação de 'Good', na categoria 'Nova Construção'. Este é o primeiro edifício de escritórios em Portugal a obter este tipo de avaliação.

Urbo Business Center no Porto - O Urbo Business Center foi distinguido com a Certificação BREEAM, com a classificação de 'Good', na categoria 'Nova Construção'. Este é o primeiro edifício de escritórios em Portugal a obter este tipo de avaliação.

O edifício para escritórios e serviços localizado em Matosinhos, na Região Metropolitana do Porto, o Urbo Business Center foi distinguido com a Certificação BREEAM, com a classificação de 'Good' (boa, quando traduzido em português), na categoria 'Nova Construção' de escritórios. De acordo com a plataforma Espaço de Arquitetura, que adianta a informação, o Urbo Business Center é o primeiro edifício de escritórios em Portugal a obter este tipo de avaliação.

A certificação que distinguiu este empreendimento avaliou parâmetros como a Gestão, Saúde e Bem-estar, Energia, Transporte, Água, Materiais, Resíduos, Uso do Solo e Ecologia, Poluição e Inovação. De destacar ainda, que no parâmetro de 'Transporte' o edifício obteve a classificação máxima, refere a plataforma.

O Urbo Business Center, propriedade do Fundo Imobiliário Aberto IMOFID, gerido pela Fidelidade Sociedade Gestora de Investimento Imobiliário, é um prédio empresarial caracterizado pelo volume único, com uma implantação destacada de geometria retangular, o edifício é inserido em um terreno de esquina com cerca de 6000 m2, lê-se na nota descritiva da equipa responsável pelo projeto, o atelier Nuno Capa., enviada ao Archdaily.

Segundo o Espaço de Arquitetura, neste projeto destaca-se o seu design arrojado e arquitetura vanguardista, a utilização de materiais e processos inovadores, tal como o sistema de smart metering de energia, reflexo do forte compromisso do dstgroup com a sustentabilidade, inovação e digitalização.

De acordo com a equipa do projeto, este empreendimento de 2019 é um edifício, com cerca de 20 mil m2 de área bruta, composto por um total de oito pisos, seis dos quais acima do solo, destinados a serviços e unidades de negócio de retalho, e os restantes dois direcionados para estacionamento com capacidade para quase 200 lugares.

A plataforma especialista em arquitetura faz ainda notar que o edifício foi já distinguido com os Prémios Architecture MasterPrize Awards 2019, na categoria Architectural Design/Commercial Architecture, e Blueprint Awards shortlist 2019, como melhor projeto comercial de âmbito privado, tendo ainda recebido os prémios Imobiliário Expresso e SIC Notícias, em 2019, na categoria Escritórios, e o SIL 2019, na qualidade de melhor Empreendimento Imobiliário, vencedor na categoria Escritórios e Serviços.

Note que a certificação BREEAM é uma das principais certificações internacionais ao nível ambiental e da sustentabilidade de edifícios, cujo principal objetivo é avaliar a performance dos edifícios na mitigação dos impactes ambientais, local e globalmente, promovendo o bem-estar dos utentes dos edifícios.

Leia Também: Casa vs. escritório: Estará para chegar um "terceiro espaço" de trabalho?

Campo obrigatório