Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Procura por terrenos para construir ...

Procura por terrenos para construir casa aumenta. Porquê? Há três razões

De acordo com o Grupo Solução da RE/MAX, a lista de características mais procuradas num imóvel foi-se alterando e ter algum espaço exterior passou a ocupar uma posição de destaque.

Procura por terrenos para construir casa aumenta. Porquê? Há três razões
Notícias ao Minuto

11:43 - 02/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Terrenos

Os terrenos para construção têm vindo a ganhar popularidade e a Covid-19 ajudou a dar força a esta tendência. De acordo com o Grupo Solução da RE/MAX, a lista de características mais procuradas num imóvel foi-se alterando e ter algum espaço exterior passou a ocupar uma posição de destaque. "As pessoas querem agora um acesso ao ar livre que seja privado, decorado a seu gosto e, acima de tudo, só seu", sustenta a mediadora imobiliária.

Segundo a RE/MAX, o desejo por imóveis com áreas maiores, moradias e terrenos para construção, aumentou significativamente. E estudos realizados pelo idealista e pelo Imovirtual confirmam esta declaração.

Recorde-se que um estudo feito pela Imovirtual, divulgou que a procura por terrenos para construção cresceu 21,5% em 2020, em comparação com o ano anterior.

Já o estudo realizado pelo Idealista mostrou que a procura por terrenos urbanos (para construção de casas) aumentou em 16 dos 18 distritos portugueses, também no ano passado. Em 11 destes a procura mais do que duplicou, tendo Bragança um lugar de destaque com um aumento de 600%. Quanto ao Porto e Lisboa, o crescimento foi de 132% e 129%, respetivamente.

Três Razões para o aumento na procura por terrenos para construção

De acordo com o Grupo Solução da RE/MAX, os motivos para este aumento podem ser vários. "Com a pandemia, muita coisa mudou, fazendo com que as prioridades das famílias fossem reavaliadas", afirma o grupo imobiliário.

O confinamento, o teletrabalho e a qualidade de vida

Muitas foram as famílias que ficaram fechadas em apartamentos, pequenos e sem espaços exteriores, por longos períodos de tempo. Desde o exercício físico às atividades profissionais, o confinamento fez com que quase tudo tivesse que ser feito em casa

Assim, comprar um terreno e construir uma casa com jardim passou a ser um projeto apetecível para muitas famílias, uma vez que o acesso a áreas exteriores, como varandas e terraços, significa um aumento na qualidade de vida.

O confinamento levou também  a que a população tivesse de trabalhar a partir de casa. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, no 4.º trimestre de 2020, 12,3% da população empregada trabalhava a partir de casa.

Apesar de a obrigatoriedade do teletrabalho ser alterada conforme a evolução da situação pandémica, a verdade é que este regime veio para ficar, sendo que muitas empresas assumiram já a sua implementação definitiva e outras adotaram um modelo laboral híbrido, sustenta o grupo imobiliário.

Assim, este novo modelo de trabalho acabou com a necessidade de morar perto do emprego para muitas pessoas. Uma vez que o trabalho remoto exige apenas acesso à internet, veio dar mais liberdade à escolha do local para viver.

Deve o consultor imobiliário estar atento a esta tendência?

O aumento da procura por terrenos para construção continua a dar sinais de crescimento e o esperado é que os números continuem em alta nos próximos tempos, faz notar a RE/MAX. Esta previsão poderá antever dois cenários:

  • O primeiro é a sobrevalorização dos terrenos e um aumento dos preços, estando a procura tão desfasada da oferta.
  • O segundo cenário pressupõe que a oferta consiga acompanhar a procura e, por consequência, os preços estabilizarem.

Para o Grupo Solução da RE/MAX, neste momento, tudo indica que o primeiro cenário seja o mais provável, o que representa uma oportunidade a que qualquer consultor imobiliário deve estar atento. 

Leia Também: Crédito para construir casa: Como funciona? O Doutor Finanças explica-lhe

Campo obrigatório