Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Mercado Agentes Câmara de Coimbra atribui Prémio de ...

Câmara de Coimbra atribui Prémio de Arquitetura a João Mendes Ribeiro

O município de Coimbra vai atribuir o Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho (edição 2021) ao arquiteto João Mendes Ribeiro pelo projeto da moradia unifamiliar "Casa do Areeiro", disse o presidente Manuel Machado.

Câmara de Coimbra atribui Prémio de Arquitetura a João Mendes Ribeiro
Notícias ao Minuto

09:06 - 30/06/21 por Lusa

Casa Arquitetura

O autarca, que falava aos jornalistas no final da sessão de Câmara, adiantou que o prémio, no valor de 10 mil euros, vai ser entregue a 04 de julho, na sessão solene do Dia da Cidade.

O júri do prémio decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao arquiteto Hugo Tocha de Carvalho pelo projeto de reabilitação e reconversão numa unidade habitacional da obra "Gomes de Freire".

"O júri considerou, unanimemente, que a Casa do Areeiro é a que melhor expressa uma sensível integração no território, uma coerência na organização do programa, uma qualidade formal e, ainda, uma originalidade nos processos construtivos adotados, bem como o cuidado no uso de cobertura verde e no reboco com cal aérea", refere a ata homologada hoje pelo município.

A concurso apresentaram-se quatro trabalhos, sendo que um foi excluído por questões administrativas, já que o alvará de autorização de utilização já tinha sido emitido este ano.

O Prémio Municipal de Arquitetura "Diogo Castilho" destina-se a premiar edificações novas, cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos no panorama concelhio, ou obras de recuperação e reabilitação cujo projeto mereça destaque pelo respeito do património edificado, sem exclusão do uso de linguagem contemporânea nas preexistentes.

Instituído pela Câmara de Coimbra em 1995, destina-se a homenagear o arquiteto Diogo Castilho, um espanhol nascido nas Astúrias que ficou muito ligado a Coimbra, onde ficou ligado a obras emblemáticas na cidade.

Leia Também: Construção do passadiço do Côa que representa 500 mil arranca em julho

Campo obrigatório