Cerca de 80% dos turistas procura casa de luxo com tecnologia em Portugal

Segundo dados da imobiliária Nest Seekers, a PropTech oferecida pelo imóvel é uma das três características mais importantes para os clientes internacionais, na altura de decidir pela aquisição de uma casa.

Notícia

© Decor tips

Notícias ao Minuto
28/06/2021 10:06 ‧ 28/06/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Casas de luxo

Numa sondagem feita a clientes e agentes da imobiliária Nest Seekers, recém chegada a Portugal, mas já conhecida pelo seu programa na Netflix, cerca de 80% dos clientes internacionais que procuram um imóvel residencial em Portugal acima de um preço de 2 milhões de euros consideram o aspeto tecnológico. De acordo com Jorge Próspero dos Santos, profissional no setor imobiliário e manager na Nest Seekers, a PropTech oferecida pelo imóvel é uma das três características mais importantes na altura de decidir pela aquisição de uma casa.

A capacidade de gerir várias funcionalidades do imóvel remotamente (domótica), a preocupação com o desempenho energético do imóvel e o interesse de tornar a habitação em auto gerador da sua própria eletricidade sem emissões de carbono, bem como a tecnologia lúdica relacionada com bem estar físico como aparelhos audiovisuais ou purificadores de ar em jardins verticais são fatores com o maior "grau de importância para quem procura um imóvel de luxo em Portugal", escreve Jorge dos Santos em artigo para a Out of the Box.

Esta realidade somada ao aumento exponencial do uso de tecnologia para trabalhar remotamente trouxe um impacto nos requisitos dos consumidores no geral em relação às características tecnológicas dos imóveis, segundo dados da Nest Seekers.

Por referência ao segmento de luxo, geralmente os padrões de exigência são mais elevados, faz notar o agente imobiliário. Para Jorge Próspero dos Santos, esta simbiose garante assim o desenvolvimento tecnológico, numa procura e oferta crescentes "que já não prevê um futuro sem a presença de tecnologia avançada, seja para melhorar a sua qualidade de vida ou o seu desempenho laboral."

Assim, tanto na construção de novos imóveis, como na sua reconstrução ou remodelação, de forma a satisfazer as expectativas de clientes, "deve-se munir um imóvel com tecnologia que permita aceder remotamente a uma central de domótica para controlar funcionalidades de segurança e conforto na casa", sustenta o profissional.

Nesse sentido, a PropTech vê no mercado global de luxo uma oportunidade de superar expectativas destes clientes com elevado grau de exigência e forte poder aquisitivo. 

Leia Também: Lançamento da franquia imobiliária Proptech TAGUS PROPERTY

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas