Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2021
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Lar Conselhos Tornar a sua casa de banho mais ecol...

Tornar a sua casa de banho mais ecológica? Sim, é possível

Recolher a primeira água do duche até chegar a água quente, limpar regularmente os orifícios de saída de água do chuveiro e trocar banheira por base de chuveiro, são algumas das sugestões que poderão tornar a sua casa de banho mais amiga do ambiente.

Tornar a sua casa de banho mais ecológica? Sim, é possível

Atualmente, informações sobre o quão importante é ter atitudes e comportamentos eco friendly estão cada vez mais em voga, pelo que os pequenos e importantes atos como reciclar ou usar menos plástico começam por dar a entender que já não são práticas suficientes. Assim, impõem-se alterações mais impactantes e significativas, entre as quais tornar as casas de banho amigas do ambiente

Nesse sentido, se procura ideias e sugestões fáceis de implementar para tornar as casas de banho sustentáveis, eis algumas sugestões, de acordo com o Ekonomista e a DECO PROTESTE.

Luzes LED

Para o Ekonomista, este é um dos passos fundamentais no caminho a percorrer rumo às casas de banho ecológicas diz respeito à iluminação: deve optar sempre por luz LED. Isto porque estas lâmpadas além de ajudarem nas poupanças das suas contas de eletricidade em casa, ajudam igualmente o ecossistema.

As lâmpadas incandescentes (e mesmo as fluorescentes) além de serem muito menos económicas, duram menos tempo e a luz é menos forte. 

Trocar a banheira por base de chuveiro

Hoje já são raras as vezes que temos tempo para tomar um banho de imersão. Sem falar no gasto de água que tal implica. Por isso, por que não rentabilizar o espaço e trocar a banheira por uma base de chuveiro?

Este é mais um dos mandamentos nas transformações para casas de banho sustentáveis, note-se. Opte por duche mais rápidos e poupe no gasto de água. Saiba que um duche diário de dez minutos, considerando uma família de quatro pessoas, pode implicar um gasto de entre 7200 a 33.600 litros por mês, dependendo da eficiência do chuveiro, revela a DECO.

Aproveitamento das águas

Já ouviu falar nos sistemas de aproveitamento de águas de casa de banho, em específico das sanitas que têm lavatório embutido? Pergunta o Ekonomista.

Essencialmente, trata-se de um sistema que reaproveita a água de lavagem de mãos e cara do lavatório, que entra para o reservatório do autoclismo e assim se torna muito mais sustentável.

Utilize redutores de caudal nas torneiras

Instalar redutores de caudal nas torneiras ajuda a poupar água. Poderá adquirir redutores de caudal para a mangueira flexível ou para o cabo do chuveiro. Para saber se estes dispositivos têm utilidade para o seu caso em específico, tem de medir o caudal da água e ter informação da pressão na sua área de residência, salienta a DECO.

Diminua o gasto de água com o autoclismo

Os autoclismos com dupla descarga são os que permitem maiores poupanças. Caso não tenha um deste tipo, tem duas hipóteses: 

  • A primeira é diminuir o nível de enchimento, regulando o parafuso de plástico que comanda a boia, podendo poupar até quatro litros por descarga completa;
  • A segunda é comprar mecanismos de dupla descarga (total ou parcial) ou de interruptor de caudal, que se adaptam ao autoclismo.

Outros gestos que tornam a casa de banho mais amiga do ambiente

  • Recolher a primeira água do duche até chegar a água quente permite substituir uma descarga de autoclismo, encher um balde para lavar o chão ou regar os seus canteiros de flores.
  • Limpe regularmente os orifícios de saída de água do chuveiro, pois as obstruções de calcário causam consumo desnecessário de energia.

Leia Também: Cânhamo sustentável usado pela 1.ª vez na reabilitação de prédio no Porto

Campo obrigatório