Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º
Imobiliário Construção Cânhamo sustentável usado pela 1.ª v...

Cânhamo sustentável usado pela 1.ª vez na reabilitação de prédio no Porto

Pela primeira vez, está a ser usado blocos de cânhamo sustentáveis na reabilitação de um edifício em Portugal. Na cidade Invicta, um prédio do século XVIII é o primeiro empreendimento residencial a usar os blocos Hempcrete.

Cânhamo sustentável usado pela 1.ª vez na reabilitação de prédio no Porto

Está em curso um novo projeto de reabilitação de um edifício na cidade do Porto que, pela primeira vez, usa blocos de cânhamo sustentáveis. Eis o projeto Paraiso, desenvolvido pela Qualive. Na Invicta, surge o primeiro empreendimento residencial a usar os blocos Hempcrete, que se destacam pela sua capacidade de retenção de carbono e pela performance térmica superior, avança a Vida Imobiliária.

Estes blocos de cânhamo sustentáveis conseguem absorver e libertar humidade, e são ideais para utilizar na reabilitação de edifícios históricos como este. São respiráveis, o que também permite construir edifícios mais saudáveis, nomeadamente em climas mais húmidos como o do Porto. Sublinhe-se que foram fabricados na zona do Porto pelo estúdio de arquitetura SKREI, num processo baixo em emissões de carbono.

Para Ziyou Tian, fundador e CEO da Qualive, "o Hempcrete é, não só leve e sustentável, como adequado a projetos como o Paraiso."

"Os edifícios deixam impactos duradouros no ambiente e no contexto em que se inserem, por isso queremos deixar uma marca positiva no que construímos", acrescenta o responsável citado no comunicado a que a Vida Imobiliária teve acesso.

A sustentabilidade está cada vez mais a ganhar terreno, globalmente. E a alta procura de investidores por essa vertente é a prova disso, sendo que "são cada vez mais os investidores e proprietários que procuram produtos que se adequem às suas ambições."

Já no caso da Qualive, "muitos dos investidores e clientes são atraídos pelo nosso compromisso com a criação de projetos sustentáveis únicos e de design."

Leia Também: Quero fazer obras em casa para torná-la mais eficiente. O Estado ajuda?

Campo obrigatório