Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção Rocha vulcânica: Material construtiv...

Rocha vulcânica: Material construtivo para mitigar o aquecimento global?

A rocha vulcânica é um material resiliente capaz de ajudar a mitigar o aquecimento global, pois tem uma alta capacidade de captura de CO2, afirmam Cristina Parreño e Sergio Araya, arquitetos da IGNEOUS TECTONICS.

Projeto Carbon to Rock

Notícias ao Minuto

12:09 - 24/06/21 por Ana Rita Soares 

Casa Construção

As condições climáticas estão a alterar a qualidade do materiais utilizados na construção, no contexto global. Dadas as temperaturas mais elevadas, em algumas regiões do mundo, os recursos do setor da construção estão cada vez mais limitados. Assim, de forma a tornar esta situação, "as soluções arquitetónicas em torno dos materiais deveriam ser revistas", afirma a plataforma especialista em arquitetura e design, Archdaily.

Com isso em mente, Cristina Parreño e Sergio Araya, arquitetos da IGNEOUS TECTONICS, desenvolvem o projeto Carbon to Rock. Esta é uma instalação apresentada na Bienal de Veneza 2021 que sugere a rocha vulcânica como material resiliente capaz de ajudar a mitigar o aquecimento global.

Explica a equipa em nota descritiva do projeto que o projeto Carbon To Rock começa com a premissa de que todo o carbono da Terra vem das rochas e eventualmente acabará nas rochas. Para isso, utiliza-se novas tecnologias que ajudam na redução da pegada ambiental com a transformação de CO2 em basalto.

Nesse sentido, o projeto explora novas manipulações artificiais das escalas de tempo geológicas do ciclo do carbono, repensando as rochas ígneas como um novo material resiliente para novas arquiteturas com alta capacidade de captura de CO2.

No contexto de "como viveremos juntos", que é o tema da Bienal deste ano, recorde-se, significa compreender o nosso papel entre as outras espécies e ecossistemas no ciclo planetário do carbono, lê-se na nota descritiva.

Assim, a instalação propõe uma nova tectônica de CO2 sequestrado nas rochas capaz de gerar sistemas de construção sustentável. É de referir que esta nova ferramenta consegue reunir o conhecimento ancestral a respeito das pedras com novas tecnologias de fabricação e absorção de CO2.

Leia Também: Portal da Construção Sustentável apresenta novo selo, o Sustainable Value

Campo obrigatório