Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Edifício do grupo Ageas consegue cer...

Edifício do grupo Ageas consegue certificado BREEAM 'Muito Bom'

O Edifício Castilho 2 do Grupo Ageas Portugal conseguiu ser o primeiro imóvel em Portugal a certificar-se com o standard BREEAM International Refurbishment and Fit-Out.

Edifício do grupo Ageas consegue certificado BREEAM 'Muito Bom'
Notícias ao Minuto

11:30 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa certificado BREEAM

Localizado na zona prime de Lisboa, o edifício Castilho 2 do Grupo Ageas Portugal obteve a certificação BREEAM “Muito Bom” da fase de projeto e conseguiu ser o primeiro imóvel em Portugal a certificar-se com o standard BREEAM International Refurbishment and Fit-Out, com consultoria e assessoria em sustentabilidade da S+A Green Lab.

Esta certificação tem como foco proporcionar um espaço de trabalho eficiente e flexível num edifício reabilitado no centro da capital, e que terá características sustentáveis como equipamentos com boa eficiência hídrica, infraestrutura para estações de carregamento de veículos elétricos, lugares para bicicletas, monitorização eficiente de energia e água, equipamentos técnicos eficientes e utilização de materiais de construção de fabrico responsável e sustentável. 

"Foi um projeto bastante desafiante devido à necessidade de controlar os custos de reformulação enquanto havia a intenção do cliente em obter uma certificação BREEAM para o imóvel", reconhece Sandra Miranda do departamento de Project & Development Services da Cushman & Wakefield.

"Para conseguir a certificação BREEAM a nossa equipa de Arquitetura e Gestão criou as dinâmicas necessárias para coordenar todos os aspetos de projeto, tanto em fase de projeto como em obra, para que fosse obtido um nível certificação BREEAM 'Muito bom'", sustenta.

O Castilho 2 totaliza 2.885 m2 de escritórios, divididos por sete pisos e inclui quatro pisos de estacionamento subterrâneo. Conta atualmente com 2.192 m2 disponíveis de escritórios para arrendamento, sendo que a comercialização do edifício está a cargo das consultoras imobiliárias Cushman & Wakefield e JLL, lê-se no comunicado enviado às redações. 

O Grupo Ageas Portugal incorpora na sua estratégia as premissas de investimento responsável e de longo prazo em Portugal, e como tal desafiou a Cushman & Wakefield para ser a consultora responsável pela arquitetura e gestão de projeto da renovação total do edifício de escritórios Castilho 2, no centro de Lisboa. 

"Responsável pela autoria dos projetos de arquitetura e especialidades, bem como pela gestão e coordenação da obra, a Cushman & Wakefield assessorou o cliente em todas as fases do processo, tendo concretizado todos os objetivos, quer de custo quer de certificação”, afirma Sandra Miranda, citada em comunicado.

A equipa de gestão de projetos da Cushman & Wakefield, em colaboração com o Grupo Ageas Portugal, prestou um serviço integrado de design de interiores, gestão de projeto, elaboração dos projetos de especialidades, gestão da fase de concurso de empreiteiros para a elaboração da obra, coordenação de saúde e segurança, gestão de custos, gestão de planeamento e coordenação da equipa no cumprimento dos requisitos BREEAM. 

Leia Também: Cânhamo sustentável usado pela 1.ª vez na reabilitação de prédio no Porto

Campo obrigatório