Procurar

Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses irá apoiar 183 casas

O Acordo de Colaboração do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Marco de Canaveses irá permitir aumentar a resposta habitacional do Município em 130%, passando das atuais 80 habitações para um total de 183.

Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses irá apoiar 183 casas Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses irá apoiar 183 casas
Anterior Seguinte
Galeria

3 Fotos

© Câmara Municipal de Marco de Canaveses

Notícias ao Minuto
23/06/2021 08:04 ‧ há 4 anos por Notícias ao Minuto

A Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses prevê um investimento total de cerca de oito milhões de euros, entre 2021 e 2026, que vai permitir aumentar a resposta habitacional do Município em 130%, passando das atuais 80 habitações para um total de 183, refere comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

O Acordo de Colaboração do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, foi assinado pela Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, em representação do Município, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, que homologou o documento.

“A apresentação da primeira Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses é inovadora e já há muito esperada, e visa encontrar as respostas para os problemas que ainda persistem no âmbito da habitação”, revelou Cristina Vieira.

Para a Presidente da Câmara Municipal, a Estratégia Local de Habitação vai permitir assumir o Marco de Canaveses como uma referência na região. “Com a assinatura deste Acordo de Colaboração estão reunidas as condições para pugnar pelo acesso das famílias marcuenses a habitações condignas e a preços apropriados às suas possibilidades económicas e sociais, para assumirmos o Marco de Canaveses como uma referência no Tâmega e Sousa e na região Norte”, sustentou a autarca.

“Assinamos um acordo muito importante numa daquelas que são as áreas do nosso trabalho político. Durante décadas, o Estado divorciou-se daquela que é a sua função em matéria de habitação. Deixamos este esforço para as autarquias, quase sozinhas, para dar resposta às necessidades da nossa população no acesso à habitação”, afirmou Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O Ministro das Infraestruturas e Habitação realçou ainda a importância de uma habitação condigna, destacando o papel das autarquias na busca por esse direito. “O que estamos a fazer é reconhecer o primeiro direito, que é o direito a ter uma casa, e conseguir fazer isso com as autarquias. São as autarquias que estão em melhor condição de identificar as necessidades e são também elas que estão em melhor condição para executar este programa”, concluiu Pedro Nuno Santos.

Em comunicado, o Acordo de Colaboração do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que foi assinado pela Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Isabel Dias, prevê a construção de 64 fogos em terrenos propriedade do Município e a reconversão e adaptação de sete escolas, que se encontram hoje encerradas, e de três casas de função da CP, que darão lugar a 22 habitações.

A Câmara Municipal vai ainda reabilitar todas as habitações dos conjuntos habitacionais dos Murteirados e do Talegre e recorrer ao arrendamento para subarrendamento e possível aquisição de habitações para arrendamento.

Leia Também: Marco de Canaveses assina protocolo de Estratégia Local de Habitação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10