Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Idanha-a-Nova vai construir casas mo...

Idanha-a-Nova vai construir casas modulares sustentáveis

O projeto franco-português de casas modulares Hoummi Home vai criar habitações ecológicas em São Miguel de Acha e promete abrir a sua primeira fábrica em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Idanha-a-Nova vai construir casas modulares sustentáveis

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou o projeto Eco Vila São Miguel de Acha, uma parceria com investimentos privados, através da empresa Hoummi, que atua na conceção e construção de casas modulares, ecológicas, móveis e sustentáveis. Um projeto integrado na Estratégia Local de Habitação do município, aprovada em 2020 e que visa garantir a todos os cidadãos deste concelho o acesso a uma habitação digna e adequada, com um programa que abrange todo o território e 12,3 milhões de euros de investimento, lê-se na página de Facebook da Rádio Urbana Castelo Branco.

Esta novidade foi conhecida durante a sessão de apresentação da Hoummi que teve lugar num loteamento da autarquia na aldeia de São Miguel de Acha, onde “vai ser implementada uma Eco Vila, com um conjunto de construções modulares, sustentáveis, tecnológicas e amigas do ambiente”, revelou Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Os imóveis serão criados por um tipo de construção que integra uma tecnologia que torna as habitações autossuficientes em energia, na gestão do ciclo da água e no tratamento de resíduos. “As pessoas que aqui viverem irão dispor de habitações confortáveis e de qualidade e contribuir no dia a dia para a sustentabilidade do planeta, com poupança de água e energia e zero emissões de carbono”, sustenta o autarca.

"São casas confortáveis em que é aproveitado cada metro quadrado. Numa unidade de 20 m2, temos uma cozinha, uma sala, uma casa de banho e um quarto. A qualquer momento, o espaço pode ser aumentado em comprimento, largura e altura, pode servir de local de trabalho ou até de escola, sempre com uma pegada nula”, referiu o administrador da empresa, Joaquim Rodrigues.

Outra novidade anunciada foi o acordo para instalação de uma fábrica da Hoummi em Idanha-a-Nova. A Hoummi chegou a ter previsto o lançamento do projeto em França e na Alemanha, mas escolheu Idanha-a-Nova, porque tem-se distinguido a nível nacional e internacional pela aposta na economia verde.

O objetivo é “industrializar a construção, um dos únicos sectores que não se encontra industrializado, ao contrário da indústria têxtil, automóvel, da alimentação, entre outras”. Isso permitirá “reduzir a poluição e os resíduos resultantes da construção”, sustenta Joaquim Rodrigues.

Para o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, "este investimento da Hoummi é muito importante, (…) feito no interior do país, numa perspetiva empresarial, mas também de sustentabilidade (…) que olha para o mundo e tenta entregar valor e sustentabilidade”.

Leia Também: Apoios para tornar casas mais eficientes estão na 2.ª fase. O que muda?

Campo obrigatório