Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação "Marcas de luxo estendem-se à habita...

"Marcas de luxo estendem-se à habitação", afirma a Savills

O conceito de residências de marca cresceu 170% nos últimos 10 anos, concluiu um estudo da Savills, com "nomes como Philippe Starck ou Pininfarina, no design, Bulgari, Armani, Fendi ou Swarovsky, na moda, Aston Martin, Porsche ou Mercedes, no automóvel, entre outros" a ganhar terreno no setor residencial, revela Paula Sequeira, diretora de consultoria da Savills.

"Marcas de luxo estendem-se à habitação", afirma a Savills

O conceito de residências de marca de luxo surgiu nos EUA nos anos 20, com um crescimento exponencial global, sobretudo a partir da viragem para o século XXI, refere a Savills, na sua página oficial. E, nos últimos 10 anos, este conceito tem ganho cada vez mais terreno e registou um crescimento de 170%, tal como mostra um estudo da mediadora imobiliária internacional Savills.

Um conceito que também ganhou terreno e transcende as marcas hoteleiras de luxo, chegando ao design, ao sector automóvel ou à moda, sustenta, referiu Paula Sequeira, diretora de consultoria da Savills, em artigo publicado na Revista Expresso (acesso pago).

Note que quando se fala em marcas de luxo, Paula Sequeira está a referir-se, mais propriamente, a "nomes como Philippe Starck ou Pininfarina, no design, Bulgari, Armani, Fendi ou Swarovsky, na moda, Aston Martin, Porsche ou Mercedes, no automóvel, entre outros". 

A consultora destaca ainda que entre 2010 e 2020 o número de marcas também cresceu de 60 para 130, em 2020, e prevê ainda que suba para 160 em 2025. Já por referência aos empreendimentos, passaram de 220 para 590 a nível mundial, note-se.

"A nível mundial, as marcas não hoteleiras representam 35% do investimento previsto.” A diretora de consultoria da Savills faz notar que, em Portugal, a entidade imobiliária identifica 738 unidades concluídas e 418 em carteira.

Leia Também: Setor escritórios será o foco de investimento imobiliário em 2022

Campo obrigatório