Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Itens que não deve lavar na máquina ...

Itens que não deve lavar na máquina da roupa? Há 15 que são proibidos

Tome conhecimento do que não deve lavar na máquina da roupa e previna-se de contratempos. Há itens que são mesmo proibidos e que vai gostar de saber quais são. Ora veja

Itens que não deve lavar na máquina da roupa? Há 15 que são proibidos

A máquina de lavar a roupa é essencial em qualquer lar e, por isso, é um equipamento onde deve investir da melhor forma. E sendo o investimento numa máquina algo significativo, é importante que saiba tratar do seu eletrodoméstico da melhor maneira, sustenta o Ekonomista.

Tem o hábito de lavar tudo o que usa na sua máquina? Pois saiba que há itens que são proibidos se quer manter a boa saúde do seu eletrodoméstico. Descubra quais são e previna avarias e roupa estragada.

Objetos de metal

Roupa com detalhes em metal, moedas, ganchos de cabelo e quaisquer outros objetos metálicos devem ficar longe da sua máquina, pois podem danificar a porta ou, até, obstruir o filtro. Deve também ter um cuidado especial com roupas com fechos (que deve fechar sempre). 

Sapatilhas e sapatos

Sapatos e sapatilhas não ficam bem lavados na máquina e podem mesmo danificar o equipamento. Para lavar os pares que podem ir à máquina e evitar avarias, siga a dica do Ekonomista, coloque as peças num saco de pano e acrescente sempre uma peça têxtil a acompanhar, como um tapete.

Peças delicadas

Para lavar a sua roupa de seda ou com rendas escolha sempre o método tradicional e mais antigo: lave este tipo de peças à mão. Mesmo que, na máquina, escolha um ciclo de lavagem para roupas delicadas, pode perder as suas peças favoritas.

Panos de limpeza em microfibra

Os panos em microfibra são uma das coisas que não deve lavar na máquina, e por uma razão simples: perdem a sua capacidade de absorção, que é a sua principal e desejada característica.

Soutiens

Os soutiens devem ser lavados à mão, note-se, mas a verdade é que muitas mulheres insistem na sua lavagem na máquina. Lembre-se que os aros são peças de metal e que, portanto, devem ficar longe da máquina da roupa. 

Bolsas e mochilas

Grande parte das bolsas e mochilas não podem ir à máquina para uma limpeza regular. Verifique sempre as orientações do fabricante.

Roupa desportiva

A roupa desportiva é daquelas coisas que não deve lavar na máquina, pois estraga-se com a centrifugação e as altas temperaturas. Sugere o Ekonomista que evite usar amaciador da roupa, pois ele bloqueia os fios da roupa e impede a eliminação do suor.

Almofadas com enchimento de penas

Este tipo de peça não pode ser lavado na máquina, pois as penas de aves apodrecem e ganham mau cheiro.

Algumas cortinas

Nomeadamente as mais pesadas ou com argolas metálicas, que devem ser preservadas através das lavagens manuais ou profissionais.

Peluches

Os bonecos em pelúcia podem ir à máquina de lavar a roupa, mas correm o risco de estragarem, refere o Ekonomista.

Gorros de lã

O seu tecido delicado e a forma podem sair prejudicados de um ciclo na máquina. Por isso, opte por lavá-los à mão.

Peças com lantejoulas

E quem diz lantejoulas, diz quaisquer bordado delicado com peças. Esses itens não pertencem à máquina de lavar e, por terem costuras delicadas, não saem intactos de um ciclo de lavagem.

Roupas manchadas 

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que algumas nódoas não são compatíveis com as lavagens na máquina, especialmente aquelas feitas com produtos inflamáveis, como álcool, óleo de cozinha e gasolina, sustenta o Ekonomista.

A verdade é que as roupas com grandes quantidades de produtos deste tipo, quando vão à máquina, podem provocar um incêndio em casa, saliente-se.

Gravatas

Por serem, na maior parte dos casos, confecionadas com tecidos delicados, como lã ou seda, as gravatas são coisas que não deve lavar na máquina. Isto porque correm o risco de encolher ou de perder a forma e a cor.

Roupa com pelos de cão e gato

A verdade é que, apesar de saírem mais ou menos limpas, os fios vão ficar no equipamento. O resultado? A obstrução do filtro.

Leia Também: Lojas de eletrodomésticos não cumprem com a lei de entrega de produtos

Campo obrigatório