Meteorologia

  • 27 JULHO 2021
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Imobiliário Habitação Conheça os benefícios de comprar uma...

Conheça os benefícios de comprar uma casa em planta

Ao comprar um imóvel antes do processo de construção estar concluído, o seu preço poderá ser muito mais reduzido e também poderá acompanhar todas as fases do processo e opinar sobre a escolha de materiais. Quer saber mais? Confira estas e outras vantagens de adquirir uma habitação em planta.

Conheça os benefícios de comprar uma casa em planta

Adquirir casas em planta trata-se de um negócio feito antes do processo de construção do imóvel estar concluído, que possibilita aos futuros proprietários, a personalização e acompanhamento de todo o desenvolvimento da obra. Nos últimos anos, esta moda tem ganho cada vez mais terreno no mercado imobiliário e muitos são os investidores, grandes ou pequenos, que optam por esta tendência, revela o consultor Alexandre Luís, no portal Imovirtual.

Ainda assim, sublinhe-se que este tipo de operação tem também as suas desvantagens, sendo a maior, os atrasos na entrega da chave do imóvel. Mas, a verdade é que há mais benefícios que inconvenientes.

Preço

Ao comprar uma casa em planta, o seu preço será muito mais reduzido, existindo potencial para valorização no futuro. É durante a fase de construção que o investidor tem mais margem de manobra para negociar o valor da habitação com o construtor, já que os primeiros compradores podem fazer a diferença na gestão da obra.

Muitas vezes, as promotoras e agências imobiliárias fazem campanhas de lançamento de empreendimentos e novas construções, o que possibilita aos investidores, arrebatar os imóveis a preços mais competitivos e convidativos, salienta Alexandre Luís. "As casas em planta podem até chegar a ser muito mais baratas do que uma casa usada com características semelhantes", sustenta.

Personalização

Por se encontrarem ainda em processo de construção, os compradores podem acompanhar todas as fases do processo e opinar sobre a escolha de materiais. Em alguns casos é mesmo possível alterar a planta do imóvel, como por exemplo, juntando divisões, criando separações e escolhendo os acabamentos, eletrodomésticos e mobiliário de cozinha e casa de banho.

No caso dos apartamentos, poderá ainda ter a possibilidade de escolher o melhor andar e vista do prédio. O consultor do Imovirtual faz notar que ao comprar uma casa em planta irá garantir que será o primeiro proprietário do imóvel.

Pagamento

Como já referido anteriormente, o preço pode muitas vezes ser negociado, assim como o plano de pagamento. Geralmente, avança consoante a construção do imóvel. É comum o processo dividir-se em três fases, mas note-se que podem existir outras formas de proceder ao pagamento.

  1. O sinal, para assegurar a casa, entregue aquando a assinatura do Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV);
  2. Realização de um segundo pagamento de valor mais avultado;
  3. Pagamento da última tranche, aquando da assinatura da escritura do imóvel.

Se está a pensar solicitar um crédito habitação para a obtenção de uma casa em planta, saiba que já existem bancos que oferecem esta possibilidade, refere Alexandre Luís no portal.

Garantia

Por fim, na compra de uma casa em planta, os compradores são muitas vezes beneficiados por regimes de garantia até 5 anos que se traduzem numa segurança para eventuais problemas e contratempos que possam surgir.

Leia Também: Quer saber se está pronto para comprar casa? Responda a estas questões

Campo obrigatório