Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 32º
Imobiliário Habitação Quer saber se está pronto para compr...

Quer saber se está pronto para comprar casa? Responda a estas questões

Conheça as questões que deve fazer a si próprio antes de dar este grande passo.

Quer saber se está pronto para comprar casa? Responda a estas questões

Seja sozinho ou acompanhado, comprar casa exige-lhe mais custos mensais que vão muito além do pagamento do empréstimo bancário, como contas de luz, água, gás e TV + Internet + Telefone. Além das despesas de aquisição de aparelhos eletrodomésticos e decoração, subscrição de seguros relacionados com a habitação e o recheio da mesma.

Deverá ter ainda em consideração os imprevistos que poderão acontecer, sejam avarias, acidentes ou problemas de saúde. Como tal, há que ter um fundo de emergência para essas ocasiões.

E com isso em mente, o Ekonomista enumerou algumas questões que deve fazer a si mesmo antes de comprar uma habitação.

Procura independência?

Se já não faz sentido para si partilhar casa com familiares ou amigos e procura ter o seu cantinho, ou se sente que a sensação de aprisionamento começa a afetar o seu quotidiano e a sua felicidade, comece a pensar seriamente em dar este grande passo.

Tem uma situação profissional estável?

Se atingiu alguma estabilidade profissional ou se já há alguns anos sente que, financeiramente, consegue desfrutar de alguma estabilidade.

Se o seu salário lhe permite um investimento grande ou se conseguirá pagar parcelas todos os meses, talvez esta seja a altura ideal para adquirir casa própria.

Pretende formar família?

Se planeia casar ou está prestes a fazê-lo, se quer constituir família e quer ter o seu espaço, o melhor mesmo é ter uma casa própria.

Tem um bom pé de meia?

Embora a situação profissional estável conte muito, um bom pé de meia é o que vai precisar para poder fazer um bom investimento inicial, sustenta o Ekonomista.

Note que adquirir um imóvel é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa, pelo que deve estudar as possibilidades e planear financeiramente este passo.

Tem dívidas?

Digamos que ganha dinheiro suficiente para comprar uma casa e fazer os pagamentos mensais. Também precisa considerar qualquer outra dívida que possa ter.

Os credores normalmente desejam que a carga total da dívida seja inferior a 36% da sua receita bruta.

Sabe que tipo de casa quer?

Cada pessoa tem as suas próprias considerações únicas no que às necessidades, capacidade de manutenção e responsabilidade diz respeito. Atente às mesmas antes de avançar com o processo de comprar.

Vai mudar de cidade?

Se não sabe o que o futuro que lhe reserva e existe alguma incerteza, este poderá não ser o melhor momento para comprar uma casa, alerta o Ekonomista.

Leia Também: Comprar uma casa usada traz vantagens. Mas, atenção a estes pormenores

Campo obrigatório