Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Decoração Sabe o que é Upcycling? Confira como...

Sabe o que é Upcycling? Confira como dar uma nova vida aos móveis de casa

Se é daquelas pessoas que gosta de renovar a decoração da casa mas tem pena de deitar fora os móveis que ainda estão em perfeitas condições, uma boa solução para si é utilizar a técnica do upcycling. Ora veja.

Sabe o que é Upcycling? Confira como dar uma nova vida aos móveis de casa

Numa altura em que se fala de sustentabilidade, podemos dizer que o upcycling segue a máxima dos três R's (reduzir, reutilizar e reciclar). Isto porque esta técnica, recorre à criatividade para recriar novas peças através das antigas, sustenta a decoradora Maria Luísa, no portal Imovirtual.

O upcycling é utilizado em várias áreas como a moda e a decoração. Mas, não é o mesmo que reciclar, note-se. A reciclagem é um processo que destrói materiais e volta a criar novas peças. Com esta técnica isso não acontece. 

Se está a pensar renovar a decoração da casa mas tem pena de deitar fora os móveis que ainda estão em perfeitas condições, esta é uma boa solução para si e para o ambiente. Assim, não só poderá conseguir mudar a estética do seu lar, a um preço muito mais baixo, como evita desperdícios de mobília. Tome nota.

Tem um estrado de cama antigo? Crie um jardim vertical

Em vez de deitar fora, poderá ser a nova casa das suas plantas na varanda ou até mesmo numa parede da sala de estar. Basta fixar o estrado à parede e investir em alguns suportes e vasos.

Reutilize paletes

Não é um móvel antigo, mas é um item muito utilizado na decoração que pode criar uma nova peça de mobiliário, afirma a decoradora. As paletes são versáteis e possibilitam a criação de vários tipos de móveis.

O mais fácil de fazer e também o mais conhecido é o sofá cama. Basta juntar 3 a 4 paletes e comprar algumas almofadas para tornar a superfície confortável. Pode sempre personalizar a madeira das paletes, cobrindo-a com uma tinta ou verniz a seu gosto.

Aproveite as caixas de madeira 

Irá precisar de caixas de madeira velhas, lixas, latas de tinta e cola ou pregos, para fazer uma nova mesa de centro para a sua sala de estar. Basta lixar e pintar quatro caixas de madeira e juntá-las. Rapidamente, terá uma nova mesa onde pode guardar revistas, livros, plantas e outros objetos de valor.

Está a pensar trocar a cómoda do seu quarto por uma nova?

Não a deite fora e transforme-a num carrinho de cozinha. Com a ajuda de novos puxadores, alguns cabides e quatro rodas, pode ter um novo apoio enquanto cozinha. Além disso, uma arrumação extra para alimentos vem sempre a calhar, sustenta Maria Luísa.

Leia Também: Gap junta-se ao Walmart e lançam marca de decoração de interiores

Campo obrigatório