Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º
Lar Conselhos Confira algumas dicas para organizar...

Confira algumas dicas para organizar a sua casa de acordo com o Feng Shui

Já ouviu falar da milenar arte chinesa que ajuda a equilibrar as energias da casa, potenciando o bem estar de quem lá mora? Saiba como adotar alguns truques no seu lar, com a ajuda da imobiliária ENTREPORTAS.

Confira algumas dicas para organizar a sua casa de acordo com o Feng Shui
Notícias ao Minuto

15:36 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Feng Shui

Há uma ancestral crença chinesa, já com mais de cinco mil anos, que defende que a disposição dos equipamentos e do mobiliário domésticos, bem como os objetos de decoração, interferem na harmonia familiar. Isto porque impulsiona ou trava a energia. Essa crença ou disciplina chama-se Feng Shui e há muitos anos que está enraizada, também, na cultura ocidental. 

Esta crença contempla os cinco elementos da natureza para criar harmonia, terra, água, fogo, metal e madeira e preconiza ainda que os seres humanos devem estar próximos da natureza, mesmo dentro de casa.

Assim, a primeira aprendizagem a ter em conta na organização do nosso imóvel é que cada divisão deve ter um ambiente e um propósito específicos. Nesse sentido, a imobiliária ENTREPORTAS sugere nove truques para obter o máximo conforto no seu lar. Tome nota.

Hall de entrada

O hall de entrada é o primeiro lugar que pisamos quando chegamos a casa. É um espaço que deve estar sempre iluminado e limpo. E, de preferência, decorado com plantas e espelhos, para atrair as boas energias

Quarto de dormir

Nunca decore o lugar onde dorme com aparelhos eletrónicos. De acordo com o Feng Shui, a cabeceira da cama deve estar sempre encostada a uma parede que não tenha janelas, nem que sirva de paredes-meias com a casa de banho. Também nunca deve ser colocada em frente à porta, sustenta a imobiliária.

No caso de fazer questão de ter um espelho no quarto, nunca deve estar numa posição em que consiga ver a sua imagem nele refletida quando está na cama, pois poderá perturbar o sono.
 
Cozinha

Para o Feng Shui, a cozinha é considerada um lugar sagrado, porque é o lugar do alimento e da gratidão. Aqui, o equipamento central é o fogão, sendo o eletrodoméstico que representa a prosperidade da propriedade. Por isso, deve estar sempre em bom estado e nunca posicionado ao lado da banca da louça nem do caixote do lixo. Sublinhe-se que as laranjas são também sinónimo de abundância, pelo que é aconselhável ter uma taça deste fruto à vista.

Casa de banho

A casa de banho é a divisão da casa mais suscetível para o Feng Shui, pelo que é importante manter não só a porta fechada como também o tampo da sanita. É aconselhável substituir os azulejos partidos, se os tiver, e trocar a cortina do banho. Tal como na cozinha, as torneiras devem estar bem vedadas. 

Sala de estar

Segundo o Feng Shui, o sofá deve estar sempre virado de frente para a porta principal e encostado numa parede sem janelas. O excesso de móveis e outros objetos não deve atrapalhar e impedir a passagem. Ter um espelho na sala de jantar também é importante visto duplicar o tamanho da divisão e atrair a abundância. 

Escritório

Também no escritório, a secretária ou mesa de trabalho nunca deve estar de costas voltadas para a porta. Idealmente, deve estar mesmo colocada no centro. As gavetas e as portas dos móveis devem abrir com facilidade, o que significa que estarão arrumadas e organizadas. 
 
Espelhos

Os espelhos têm três funções básicas: valorizar um objeto, ampliar o espaço ou iluminar um recanto escuro. Mas, para o Feng Shui, os espelhos têm também a função de equilibrar a energia. Sem a sua presença em casa, diz esta crença milenar, a energia fica estagnada, afirma a ENTREPORTAS.
 
Objetos pesados no teto

Não se trata apenas de uma justificação racional, note-se. Candeeiros ou prateleiras pesadas em locais de passagem estimulam, mesmo que inconscientemente, a insegurança e a ansiedade.
 
Jardim e varanda

Se tem uma casa com jardim ou uma varanda cheia de vasos com plantas, deve cuidar delas. É importante ter pelo menos uma flor branca, para atrair pessoas úteis e, idealmente, uma fonte de água. Salienta ainda a imobiliária ENTREPORTAS que o mobiliário de jardim não deve ser colocado no centro, precisamente para que a energia possa circular.

Leia Também: Elegância a baixo preço: Objetos para ter em casa sem gastar uma fortuna

Campo obrigatório