Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º
Finanças Investimentos ASAVAL apresenta Normas Europeias de...

ASAVAL apresenta Normas Europeias de Avaliação de imóveis em português

A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (AVASAL) decidiu voltar a traduzir as EVS para a língua portuguesa, de modo a que os peritos avaliadores de imóveis portugueses tenha uma melhor compreensão sobre a aplicação das Normas Europeias de Avaliação.

ASAVAL apresenta Normas Europeias de Avaliação de imóveis em português
Notícias ao Minuto

11:49 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Avaliação de imóveis

"As EVS são hoje um referencial importante para a atividade desenvolvida pelos peritos avaliadores de imóveis a nível internacional", refere Paulo Barros Trindade, Presidente da Direção da ASAVAL, citado em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

"Nesse contexto", continua o responsável, "a ASAVAL decidiu voltar a traduzir as EVS para português, a versão EVS 2020 (publicadas em consonância com a legislação e política da EU)." Um método que oferece uma melhor compreensão sobre a aplicação das Normas Europeias de Avaliação, para facilitar os peritos avaliadores portugueses, refere a ASAVAL.

Note que as EVS (Normas Europeias de Avaliação) são um conjunto de regras publicadas pelo TEGOVA - Grupo Europeu das Associações de Avaliadores desde o início dos anos 1980. Esta nova edição foi elaborada com o objetivo de providenciar princípios relevantes e de fácil compreensão e aplicação a todos os profissionais da avaliação, clientes e autoridades públicas.

Para Krzysztof Grzesik, Presidente da TEGOVA, e Michael Reinberg, Presidente do Conselho Europeu para a Normalização da Avaliação, "as EVS 2020 melhoram a prática de avaliação europeia", através dos seguintes princípios:

  • Maior clareza sobre o conceito-chave de valor de mercado, compensando as falhas que se têm registado em várias versões linguísticas do direito comunitário;
  • Um relatório europeu de avaliação comum de imóveis destinados a habitação;
  • Atualização da avaliação da eficiência energética de acordo com a norma;
  • Novas notas de orientação e documentos informativos sobre temas de interesse real para a prática dos avaliadores;
  • Clarificação do papel dos modelos estatísticos avançados, em conformidade com as novas orientações da Autoridade Bancária Europeia;
  • Uma abordagem da metodologia de avaliação;
  • Uma exposição da legislação da UE e da avaliação dos imóveis que permite aos avaliadores compreenderem o quanto o ambiente regulador imobiliário se baseia no direito da União. 

Sublinha ainda o mesmo comunicado que, para dar a conhecer as EVS traduzidas para português, a ASAVAL irá organizar no dia 15 de junho o webinar: EVS 2020 EM VERSÃO PORTUGUESA E SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO NACIONAL. A iniciativa será realizada em parceria com o TEGOVA e o evento terá tradução simultânea “Português – Inglês – Português”.

Leia Também: Conheça as plataformas de crowdfunding imobiliário a operar em Portugal

Campo obrigatório