Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Podcast Minuto Azul: Portal da Const...

Podcast Minuto Azul: Portal da Construção Sustentável lança novo projeto

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de junho, o Portal da Construção Sustentável vai organizar uma iniciativa que pretende combater a desinformação face à construção sustentável.

Podcast Minuto Azul -

Portal da Construção Sustentável (PCS) vai lançar um novo projeto online. Trata-se de um podcast chamado Minuto Azul. Começa este sábado, dia 5 de junho.

O Portal da Construção Sustentável (PCS) vai lançar um novo projeto online. Trata-se de um podcast chamado Minuto Azul, nome que deriva da economia azul, uma vez que a economia do mar é uma das principais riquezas do nosso país  e é uma das mais prejudicadas pelos resíduos de construção e demolição, lê-se na página oficial da organizadora do projeto. 

Este podcast, que começa este sábado, dia 5 de junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, será diário e que tem como finalidade combater a desinformação no que diz respeito à construção sustentável dos edifícios, note-se. O seguinte será emitido dia 7 e os seguintes nos dias úteis de cada mês.

"A desinformação no setor da construção é uma constante", começa por afirmar Aline Guerreiro, CEO do PCS, acrescentando que “cada vez mais se ouve falar de construção sustentável, com princípios completamente errados."

"Há que ter a consciência de que há materiais utilizados neste setor que, embora possíveis de reciclar, não há mercado que os absorva. O que acontece é que, ou vão parar a aterro, ou ainda mais grave, ao mar, como é o caso dos derivados de petróleo”, completa a responsável.

Quando o tema da construção sustentável é abordado, é frequente existir uma associação imediata à questão energética, contudo “a construção sustentável vai muito além disso. Há que alertar para o quase um terço das emissões de CO2 dos edifícios provém do carbono incorporado nos materiais e no processo de construção”, explica ainda Aline Guerreiro.

Recorde-se que, de acordo com dados recolhidos em "EU, 2019 – Taking action on the TOTAL impact of the construction sector", a construção civil é responsável por 39% de todas as emissões de carbono no mundo, sendo as emissões operacionais (desde a energia utilizada até ao aquecimento, arrefecimento e ventilação) responsáveis por 28%. Os restantes provêm das emissões de carbono incorporadas, ou carbono inicial que está associado a materiais e processos de construção.

Estas emissões de carbono incorporadas têm sido completamente negligenciadas, sendo necessário conseguir cortes drásticos em todas as emissões de carbono durante a próxima década, caso se pretenda manter o aquecimento global em 1,5ºC (abaixo de 2ºC) e cumprir os ambiciosos objetivos do Acordo de Paris, lê-se no artigo do PCS.

A intenção do Portal da Construção Sustentável passa por chegar a todas as faixas etárias, de forma a conseguir fomentar uma maior consciencialização e exigência no que diz respeito a materiais e equipamentos. "Até porque, pode ler-se na página do Fundo Ambiental, está a ser preparado um novo Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2021 e é necessário que os possíveis candidatos possam estar devidamente informados", sustenta a responsável.

Leia Também: Vulcano lança projeto para ensinar os mais novos a serem mais ecológicos

Campo obrigatório