Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação EUA: Procura por hipotecas mais alta...

EUA: Procura por hipotecas mais altas sobe à medida que preços disparam

Preços das casas continuam a subir a um ritmo acelerado, nos EUA, resultando no crescimento paralelo por parte de os valores médios dos empréstimos para comprar habitação.

EUA: Procura por hipotecas mais altas sobe à medida que preços disparam
Notícias ao Minuto

13:11 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa EUA

Os preços das casas nos EUA têm vindo a aumentar, resultando numa maior procura por empréstimos para comprar habitação mais altos. De acordo com o índice da Mortgage Bankers Association, esta subida é a razão pelo o crescimento dos valores médios dos empréstimos. A notícia é avançada pela CNBC.

Na semana passada em comparação com a semana anterior, os pedidos de empréstimos para a compra de uma casa nos EUA caíram 4%, note-se, sendo que o volume foi apenas 2% maior do que na mesma semana do ano passado, depois de a pandemia ter fechado o mercado imobiliário americano.

Em declarações à CNBC, Joel Kan, economista de MBA explicou que “continua a haver forte procura para comprar casa, mas a escassez de oferta está a restringir a atividade de compra, e a escassez de materiais de construção e custos mais altos estão a tornar mais difícil a subida da oferta”, sustenta.

Esta escassez faz com que os preços continuem a subir a um ritmo acelerado que não se viu acontecer nos últimos 15 anos, resultando no crescimento dos valores médios dos empréstimos para comprar habitação. Na semana passada, salienta o CNBC, essa média atingiu 411.400 dólares americanos, sendo o maior valor desde fevereiro.

Note que os compradores que conseguiram permanecer no mercado também enfrentaram taxas hipotecárias mais altas na semana passada. A taxa de juros média do contrato para hipotecas de taxa fixa de 30 anos com saldos de empréstimo em conformidade (548.250 dólares ou menos) aumentou de 3,11% para 3,15%.

Já os pedidos de refinanciamento de um empréstimo imobiliário subiram 4% em relação à semana anterior, mas foram 2% menores do que na mesma semana do ano anterior, revela a CNBC. 

A participação de refinanciamento da atividade de hipotecas cresceu para 63,3% do total de aplicações de 61,3% na semana anterior.

Leia Também: EUA: Interesse em comprar casa cai para nível mais baixo em dez anos

Campo obrigatório