Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Decoração No boho "mais é mais". Saiba como in...

No boho "mais é mais". Saiba como incorporar este estilo em casa

Se gosta de misturar peças com diferentes designs, esta é a tendência ideal para si. Trata-se de um tipo de decoração que deixará as suas divisões mais relaxadas, impessoais e, maioritariamente, sem regras.

Estilo boho em casa

"Foi na década de 70 que surgiu o estilo de decoração de interiores conhecido como Boémio, Bohemian ou simplesmente Boho", começa por explicar a decoradora Maria Luísa, na plataforma do Imovirtual.

"O seu foco", continua, "é a criação de atmosferas acolhedoras e ecléticas através da harmonização de padrões em camadas, cores, plantas, texturas e tecidos."

O boho é um estilo que trata-se de personificar um espaço relaxado, impessoal e maioritariamente sem regras, já que a única é juntar todos os elementos de forma equilibrada.

Se gosta de misturar peças com diferentes designs, esta é a tendência ideal para si. Com uma estética muito própria, refere Maria Luísa, o truque para incorporar o Boho, na sua casa, é prestar atenção aos detalhes e deixar-se levar pelas cores, para criar ambientes convidativos e alegres.

As texturas

O Boho segue alguns dos princípios do maximalismo, isto é, o movimento que se opõe ao minimalismo e que utiliza peças de decoração extravagantes. Por isso uma boa forma de incorporar texturas nos ambientes é pendurar tapetes, colocar mantas em sofás e cadeiras e apostar em pilhas de almofadas com padrões fortes.

Poderá também fazer uso de elementos com diferentes texturas como cestos, objetos de macramé, tapetes persas, mobília em madeira, pinturas em quadros, entre outros. Lembre-se que no Boho “mais é mais”.

Atente às cores

No que toca a cores, não existe uma regra, afirma a decoradora responsável pelos temas de decoração no portal. Mas, note-se, há uma preferência por cores quentes terrosas e tons metálicos.

Assim, as mais utilizadas são os castanhos, verdes e cinzas para os tons base e os laranjas, roxos, vermelhos e azuis para os apontamentos.

Já na hora de escolher a sua mobília, evite madeiras escuras como o mogno, já que estas são muito pesadas. Em vez disso prefira madeiras claras que transmitem leveza e criam um ambiente limpo para incorporar todos os padrões e texturas típicos do Boho.

As plantas

São essenciais em muitos estilos decorativos, mas no Boho têm mesmo um dos papeis principais. Quantas mais melhor: no chão, penduradas em macramés próprios, em cima de móveis, nos parapeitos das janelas. 

Os tapetes

Dispostos em camadas ou ocupando a posição central de uma sala, para Maria Luísa, o importante é que tenham padrões ecléticos, chamativos e coloridos

As peças antigas ou feitas à mão

Se as almofadas estiverem um pouco amarrotadas e a colcha engelhada tanto melhor. Por isso não é de estranhar que adicionar peças antigas ou feitas toscamente à mão seja uma forma de criar ambientes boémios.

Leia Também: 'Do it yourself é com a CATE'. A arquiteta que ajuda a decorar a sua casa

Campo obrigatório