Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Antigo armazém de cereais no Algarve...

Antigo armazém de cereais no Algarve é agora uma casa

A Casa Bonança resulta da reabilitação de um antigo armazém de cereais em Lagos, no Algarve, pela mão do arquiteto da Mário Martins Atelier, com a curadoria de Susanna Moreira.

Casa Bonança

Notícias ao Minuto

10:16 - 16/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casas

Em Lagos, no Algarve, nasceu uma casa a partir de uma reabilitação de um armazém. De nome Casa Bonança, o que foi outrora um antigo espaço para assegurar o negócio de cereais, é agora uma habitação.

Pela mão do arquiteto da Mário Martins Atelier, com a curadoria de Susanna Moreira, este imóvel, cujo pé-direito permite a fruição de três pisos abertos, conta com espaços vazados e verticais soltas e um pátio ajardinado, com uma piscina sobrelevada, avança a plataforma brasileira Archdaily, de acordo com a descrição enviada pela equipa de projeto.

"Mantendo a sua estrutura de madeira solta, ao ar livre, remove-se parte da cobertura, como vértices do volume original e como enquadramento de um céu infinito, para onde se prolonga o olhar, numa profunda relação de intimidade", lê-se na nota descritiva.

A parede exterior mantém-se, note-se, mas o edifício descola-se desta, libertando-se para estabelecer a relação do passado com o futuro e do espaço íntimo com o espaço público da cidade.

Em nota descritiva, refere a Archdaily, promove-se, nesse sentido, uma desconstrução para criar negativos ou vazios, sob a forma de pátios inesperados, subtilmente delimitados pelas memórias do lugar.

Leia Também: Estas casas suspensas com seis metros de profundidade estão em Sesimbra

Campo obrigatório