Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Conselhos No poupar é que está o ganho: Dicas ...

No poupar é que está o ganho: Dicas para reduzir o desperdício em casa

Porque um bom projeto de poupança começa com uma boa estratégia de utilização de recursos.

No poupar é que está o ganho: Dicas para reduzir o desperdício em casa
Notícias ao Minuto

09:18 - 11/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Desperdício

Por vezes, nem nos apercebemos que tudo podia ser diferente em casa se houvesse menos desperdício. Na realidade, muito do que compramos não precisava de ser comprado.

Nesse sentido, o Ekonomista recolheu algumas dicas para reduzir o desperdício em casa e começar a poupar (a carteira e o ambiente) sem grande esforço.

Não faça compras antes de as planificar muito bem

O primeiro passo para reduzir o desperdício em casa é partir para as compras já com um plano do que vão ser as refeições ao longo da semana. Se comprar apenas os ingredientes de que precisa, nota logo que o desperdício é menor.

Falando em comprar apenas as quantidades necessárias, vale a pena lembrar que há muitos produtos vendidos a granel. O que se compra a granel quase sempre sai mais barato do que quando é comprado já embalado, sublinhe-se.

Utilize mais vezes o congelador

Congele tudo aquilo que sobrar das refeições ou até produtos que estão quase a passar do prazo e que não vai conseguir usar a tempo, revela o Ekonomista.

Ervas aromáticas: Não as compre, plante-as

Grande parte das ervas, como a salsa, o manjericão ou o tomilho, são perfeitamente cultiváveis em vasos dentro de casa.

Cascas? Sim. Aproveite-as

Para o Ekonomista, se leva a missão de reduzir o desperdício em casa mesmo a sério, comece a pensar em aproveitar as cascas. Dependendo do fruto ou legume a que pertencem, podem ser usadas para muitas coisas.

As cascas da fruta, por exemplo, dão boas compotas e aromatizam bolos e chás, note-se. As cascas da batata podem ser fritas, as cascas da cenoura para às saladas e as cascas de maçã podem ser reduzidas a puré, por exemplo.

Use mais panos e vidros

Se vai reduzir o desperdício em casa, comece a usar sacos de pano para as compras. Aproveitando o ritmo, deixe também de fora os sacos de congelação. Os alimentos podem (e devem) ser congelados em recipientes de vidro, que são reutilizáveis e muito fáceis de lavar.

Esqueça o stanby, é uma armadilha

O standby dos eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos é, literalmente, o pior inimigo da eficiência energética. Por isso, é impossível falar em reduzir o desperdício em casa sem falar no modo de suspensão de tudo o que está ligado às tomadas.

Habitue-se a tirar as fichas das tomadas ou, quando isso não é possível, invista em tomadas inteligentes que se ligam apenas em horários pré-definidos. 

Se já não usa, venda

Inclua na sua estratégia para reduzir o desperdício em casa um plano de venda ou doação de tudo o que já não está a fazer falta. Para escolher, considere tudo o que não usou nos últimos três meses: se não o fez, é porque não lhe faz falta, sugere o Ekonomista.

Leia Também: Está a pagar mais IMI? Saiba se pode poupar ao pedir uma reavaliação

Campo obrigatório