Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Comprar casa antes dos 30 anos só te...

Comprar casa antes dos 30 anos só tem uma desvantagem. Saiba as vantagens

É importante que conheça todas as regalias desta idade no que diz respeito à compra de uma habitação para que faça um investimento no futuro. Nesse sentido, o Ekonomista reuniu algumas opções de crédito habitação jovem e quais as vantagens e desvantagens. Ora veja.

Comprar casa antes dos 30 anos só tem uma desvantagem. Saiba as vantagens

Caso queira pedir um empréstimo para comprar casa antes dos 30, o Ekonomista alerta que é importante fazer várias simulações junto de diferentes entidades bancárias, note-se.

Nesse sentido, deverá primeiro informar-se sobre o valor dos spreads apresentados por cada banco, tendo em consideração que a capacidade de negociação poderá levá-lo a uma grande poupança no final de cada ano.

E tenha presente o valor da TAEG (Taxa Anual Efetiva Global), uma vez que esta representa todas as despesas associadas ao crédito (comissões bancárias, prémios dos seguros obrigatórios, despesas com impostos e registos).

Crédito Habitação Jovem

Este tipo de crédito apresenta condições específicas para jovens com idades entre os 18 e os 35 anos. Atualmente, poucas instituições apresentam condições especiais para clientes jovens, como é caso do Millenium BCP e Novo Banco, revela o Ekonomista.

Novo Banco

Caso opte pela Habitação Própria Permanente poderá conseguir até 90% de financiamento entre o valor da aquisição e o da avaliação. Já se preferir utilizar o empréstimo para uma segunda habitação ou para arrendar, o Loan-to-Value (LTV) fixar-se-á nos 80%.

Além disso, o jovem até aos 35 anos pode beneficiar de uma bonificação no spread de 0,1%, contando ainda com vantagens de até 0,8% na contratação de outros produtos; de 0,3% se for um empreendimento selecionado pelo banco; ou 0,1% caso o imóvel comprado tenha um certificado energético A+, A e B.

Millenium BCP

Este banco oferece uma bonificação no spread caso os clientes tenham até 35 anos, revela o Ekonomista, e subscrevam a alguns produtos tais como:

  • Domiciliação do vencimento;
  • Seguro de vida da Ocidental Seguros associado ao empréstimo da casa e seguro multirriscos da Ocidental, também associado ao crédito.

Além disso, com a modalidade de taxa variável indexada à Euribor 12 meses, pode reduzir até 30% a sua prestação durante os primeiros 2 anos.

Mas quais são as vantagens em comprar casa antes dos 30?

Uma das principais vantagens de fazer um crédito habitação jovem é a possibilidade de poder pagar o empréstimo em 40 anos. O que significa que o valor mensal a pagar será mais baixo, uma vez que o total será dividido por um número maior de anos.

A bonificação do spread através da contratação de outros produtos e serviços da instituição bancária escolhida é também uma das mais valias apresentadas ao contrair um empréstimo mais cedo.

Mas além disso, comprar casa antes dos 30 apresenta também como vantagem a “carência parcial de capital”, isto é, o casal jovem poderá ter uma redução nas prestações mensais durante os primeiros anos de amortização.

E as desvantagens?

A única desvantagem que o Ekonomista encontrou ao comprar casa antes dos 30 é o facto de ficar com mais um valor fixo mensal para pagar durante alguns anos. Além disso, analise bem o seu empréstimo, uma vez que ao final de todos os anos poderá estar a pagar um valor mais elevado do que esperava.

Leia Também: Comprar casa durante a pandemia. Quais as exigências dos compradores?

Campo obrigatório