Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Conheça as alternativas naturais e e...

Conheça as alternativas naturais e ecológicas para limpar a sua casa

Já parou para pensar nos malefícios que os produto de limpeza convencionais que compra no supermercado podem ter para a sua saúde? Conheça algumas alternativas que a Saberviver tem para si.

Conheça as alternativas naturais e ecológicas para limpar a sua casa

Limpar a casa é uma tarefa doméstica muito importante e que acabamos por fazer várias vezes por semana. Contudo, talvez nunca tenha pensado no risco que certos produtos para limpar a casa podem representar para a sua saúde, revela a Saberviver.

Utilizar os produtos de limpeza convencionais, mesmo que apenas uma vez por semana, aumenta o risco de desenvolver doenças respiratórias, além de que é mais dispendioso e prejudica o meio ambiente.

A boa notícia é que foram criadas alternativas: Os produtos de limpeza ecológicos e naturais.

Estes detergentes naturais reduzem a poluição das águas, uma vez que, quando despeja os produtos de limpeza químicos na sanita, estes são levados até aos oceanos; reduzem a poluição do ar; diminuem a produção de lixo.

Se fizer os seus próprios produtos de limpeza, note-se, pode reutilizar as embalagens, sustenta a Saber viver, ao passo que se comprar os produtos num supermercado estará sempre a usar novas embalagens.

Saliente-se que os produtos naturais, ao contrário dos convencionais, são nocivos e corrosivos ao inalar;

Nesse sentido, a Saberviver sugere sete alternativas para limpar diferentes partes da sua casa, desde frigideiras e madeiras à banheira e sanita.

1. Banheira
Ingredientes: Toranja e sal.

Comece por polvilhar sal em meia toranja, passe a banheira toda por água e polvilhe uma quantidade aceitável de sal em toda a superfície. Use a metade da toranja para esfregar a banheira, como se de um esfregão se tratasse.

Esprema ainda o sumo da toranja em cima da área do ralo e da torneira. Finalize o processo com água morna.

2. Madeiras
Ingredientes: Azeite e vinagre de maçã

Misture azeite e umas gotas de vinagre de maçã numa tigela. Molhe o pano na solução e já está.

3. Vidros
Ingredientes: Vinagre, sumo de limão e água

Junte uma colher de sopa de vinagre a um litro de água e adicione o sumo de limão para obter uma essência cítrica, explica a Saberviver. Pulverize os seus vidros com esta solução e passe um pano ou jornal.

4. Chão
Ingredientes: Sabão de Castela, vinagre branco destilado e óleos essenciais

Misture um quarto de uma chávena de sabão de Castela com meia chávena de vinagre branco destilado, 20 gotas de óleo essencial tea tree e 20 gotas de óleo essencial de laranja (pode optar por outros óleos à sua escolha). Por fim, junte aproximadamente 7,5 L de água quente e tem a solução pronta pra limpar o chão.

5. Casa de banho e cozinha
Ingredientes: Amido de milho e água

Misture o amido de milho com água de forma a formar uma pasta. Use essa pasta para limpar a banheira ou outras superfícies como o fogão, panelas e frigideiras.

Para um resultado infalível, deixe atuar o produto durante a noite, sugere a Saberviver, e limpe com um pano seco na manhã seguinte.

6. Sanita
Ingredientes: Bicarbonato de sódio, óleo tea tree e vinagre branco destilado

Comece por polvilhar meia chávena de bicarbonato de sódio na sua sanita, 10 gotas de óleo tea tree e um pouco de vinagre branco destilado. Deixe atuar uns minutos, esfregue e passe por água.

7. Frigideiras e panelas
Ingredientes: Ketchup e um pano

Com a ajuda de um pano, esfregue o seu trem de cozinha com este molho de tomate industrializado e veja o brilho a aparecer. No fim, não se esqueça de passar por água.

Leia Também: Como limpar o quarto do seu bebé? Pais, 'esta' é para vocês

Campo obrigatório