Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Como limpar o quarto do seu bebé? Pa...

Como limpar o quarto do seu bebé? Pais, 'esta' é para vocês

Saber como limpar o quarto do bebé é também uma forma de o proteger e cuidar.

Como limpar o quarto do seu bebé? Pais, 'esta' é para vocês
Notícias ao Minuto

10:25 - 14/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Bebés

A vulnerabilidade dos bebés nos primeiros tempos de vida exige um cuidado especial de limpeza, salienta o Habitissimo. Nesse sentido, eis algumas dicas sobre como se deve fazer a limpeza do quarto do bebé.

Quais são os melhores produtos de limpeza?

No que toca aos melhores produtos de limpeza para limpar o quarto do bebé, a dica do Habitissimo é que opte sempre por produtos neutros, que não sejam tóxicos. Saliente-se que a boca é o principal veículo de descoberta de um bebé, o que significa que tudo acaba por lá ir parar, recorde-se. Além disso, corre também o risco de posteriormente despoletar possíveis reações alérgicas. Por essa razão, é tão importante escolher bem os produtos de limpeza. Igualmente importante é o seu cheiro, evite produtos com cheiros demasiado intensos.

Tome nota: Se tiver de fazer uma limpeza profunda e precisar de usar um produto mais forte, misture um pouco de água, de modo a atenuar o cheiro e também para o diluir.

Sabia que numa grama de pó existem mais de cem ácaros? 

Para uma limpeza eficiente, opte por usar o aspirador. As vassouras e outros utensílios acabam muitas vezes por espalhar mais a poeira e são menos eficientes. 

Além do chão do quarto do bebé, preste também especial atenção à limpeza das cortinas, do tapete, da roupa de cama e dos móveis do quarto. Todos estes espaços são propensos à aglomeração de ácaros, sendo importante uma limpeza frequente e consistente.

Limpar a cama do bebé

É esperado que um bebé passe bastante tempo no seu berço. Logo, é importante que a limpeza do berço seja feita com frequência e extremo cuidado.

Para começar, todas as semanas mude os lençóis e/ou roupa de cama. Também muito importante é colocar o colchão e a almofada a arejar.

Para limpar o colchão do berço, o conselho do Habitissimo é que misture água morna com um pouco de vinagre de álcool. Depois, use um borrifador para limpar e, com ajuda de um pano limpo, espalhe o líquido e esfregue.

Por fim, deixe secar naturalmente, de preferência ao sol, no exterior.

Também muito importante é limpar a estrutura do berço/cama com frequência. À medida que vão crescendo é cada vez mais comum vê-los agarrados às grades ou a mordê-las. Logo, higienizar corretamente as grades é muito importante. Use um pano húmido para remover o pó acumulado.

Como limpar os brinquedos

É de sublinhar que os brinquedos caiem ao chão, passam de mão em mão e, com frequência, acabam na boca do seu bebé.

O melhor será usar uma solução simples de água e sabão para os limpar. No caso de peluches, pode sempre colocá-los na máquina de lavar para uma limpeza mais eficaz.

Limpar a roupa do bebé

Seja porque há casos de alergias e/ou de peles sensíveis na família ou seja porque não se sente confortável a usar produtos químicos na pele do seu bebé, lavar a roupa usando água e sabão é sempre uma opção. Se quiser dar um cheirinho à roupa, em vez de usar um neutro, pode sempre optar por um sabonete de coco, já que são (por norma) bastante inofensivos.

Arejar o quarto do bebé

Sempre que possível abra as janelas e deixe entrar ar, de modo a arejar o quarto do bebé. Além de ajudar a combater a humidade, é também importante para renovar a circulação do ar do espaço, eliminado os maus cheiros e ainda permitindo que mais luz solar entre na divisão.

Leia Também: A Dyson quer ajudá-lo a limpar a casa com o seu novo aspirador com lasers

Campo obrigatório