A plataforma on-line da Roca destinada ao debate e à investigação em arquitetura, design e sustentabilidade apresenta o seu novo tema do mês, o conceito de "limites", sendo que será analisado a partir de novas perspetiva.
A ideia de limites reside no centro da arquitetura e do design, ou seja, os limites entre o interior e o exterior, entre o superior e o inferior, entre o público e o privado, entre a construção e a natureza, entre outros, pode-se ler no comunicado enviado aos jornalistas.
No entanto, como se comprovou na situação extraordinária vivida em 2020, estes limites são cada vez mais dinâmicos e instáveis, convertendo-se em pontos de tensão que definem novas realidades que devem analisadas e tidas em consideração.
Através de uma seleção de artigos elaborados por um painel transdisciplinar de proeminentes arquitetos, designers, urbanistas e académicos, o Roca Gallery explora o modo como os limites afetam e refletem as estruturas sociais e espaciais de casas, bairros e cidades, com grande impacto na vida quotidiana, nas identidades coletivas e na sociedade em geral.
Entre os artigos já disponíveis, o de Clare Farrow, escritora, consultora e comissária, disseca o impacto da pandemia da Covid-19 nas tendências de design de interiores e na ideia de casa, salienta o mesmo comunicado.
Já o de Zaida Muxí, arquiteta, académica e urbanista, analisa "Bordas, fronteiras e limites que nem sempre são visíveis" e que geram desigualdades sociais e urbanas, especialmente para as mulheres.
Por sua vez, o arquiteto Jorge Arditti faz uma reflexão sobre a importância de estabelecer limites que possam contribuir para a convivência equilibrada da humanidade e explica como a arquitetura pode ajudar a este propósito, a partir da análise do seu premiado projeto para o Museu Memória e Tolerância, na Cidade do México.
Leia Também: 'À 3.ª feira é com a Roca'. Ciclo de formação para espaços de banho