Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Roca Gallery explora como os limites...

Roca Gallery explora como os limites afetam as estruturas das casas

Conceito 'limites' é o novo tema do mês que estará em debate na Rocagallery.com. Nesse sentido, será analisado o modo como os limites afetam as estruturas sociais e espaciais de casas, bairros e cidades.

Roca Gallery explora como os limites afetam as estruturas das casas
Notícias ao Minuto

16:45 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casas

A plataforma on-line da Roca destinada ao debate e à investigação em arquitetura, design e sustentabilidade apresenta o seu novo tema do mês, o conceito de "limites", sendo que será analisado a partir de novas perspetiva.

A ideia de limites reside no centro da arquitetura e do design, ou seja, os limites entre o interior e o exterior, entre o superior e o inferior, entre o público e o privado, entre a construção e a natureza, entre outros, pode-se ler no comunicado enviado aos jornalistas.

No entanto, como se comprovou na situação extraordinária vivida em 2020, estes limites são cada vez mais dinâmicos e instáveis, convertendo-se em pontos de tensão que definem novas realidades que devem analisadas e tidas em consideração. 
 
Através de uma seleção de artigos elaborados por um painel transdisciplinar de proeminentes arquitetos, designers, urbanistas e académicos, o Roca Gallery explora o modo como os limites afetam e refletem as estruturas sociais e espaciais de casas, bairros e cidades, com grande impacto na vida quotidiana, nas identidades coletivas e na sociedade em geral. 
 
Entre os artigos já disponíveis, o de Clare Farrow, escritora, consultora e comissária, disseca o impacto da pandemia da Covid-19 nas tendências de design de interiores e na ideia de casa, salienta o mesmo comunicado.

Já o de Zaida Muxí, arquiteta, académica e urbanista, analisa "Bordas, fronteiras e limites que nem sempre são visíveis" e que geram desigualdades sociais e urbanas, especialmente para as mulheres.  
 
Por sua vez, o arquiteto Jorge Arditti faz uma reflexão sobre a importância de estabelecer limites que possam contribuir para a convivência equilibrada da humanidade e explica como a arquitetura pode ajudar a este propósito, a partir da análise do seu premiado projeto para o Museu Memória e Tolerância, na Cidade do México.

Leia Também: 'À 3.ª feira é com a Roca'. Ciclo de formação para espaços de banho

Campo obrigatório