Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º
Imobiliário Arrendamento Arrendei casa a um imigrante em situ...

Arrendei casa a um imigrante em situação ilegal. Tenho proteção legal?

Quando um imigrante em situação ilegal arrenda uma casa para viver, que proteção legal merece esse contrato? Saiba o que diz o programa Direitos e deveres do cidadão

Arrendei casa a um imigrante em situação ilegal. Tenho proteção legal?

O senhorio não pode rescindir o contrato de arrendamento apenas pelo facto de o inquilino ser um imigrante em situação ilegal. A situação difere na extinção do arrendamento por expulsão, saliente-se. Ou seja, o senhorio não poderá rescindir o contrato, mas o contrato poderá ser terminado, no momento em que o inquilino for alvo de expulsão do país.

Um imigrante a residir no nosso país sem autorização válida pode, em qualquer altura, por intervenção de uma autoridade pública, ser alvo de procedimento com vista à expulsão, afirma o programa Direitos e deveres do cidadão. 

Nesse sentido, a situação de ilegalidade do imigrante pode conduzir a uma expulsão do país com a consequente cessação do arrendamento, apenas por esta via.

Os senhorios, que facultem alojamento não gratuito a cidadãos estrangeiros estão obrigados a comunicá‑lo às autoridades no prazo de três dias úteis, por meio de boletim de alojamento. 

Note que devem fazê‑lo junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ou, nas localidades onde este não exista, à Guarda Nacional Republicana ou à Polícia de Segurança Pública. Essa comunicação também deve ocorrer quando o cidadão estrangeiro deixa o alojamento. A sua falta constitui uma contraordenação punível com coima, sublinhe-se.

Leia Também: Pode a sua casa ser objeto de uma busca contra a sua vontade?

Campo obrigatório