Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Qual é a importância da reabilitação...

Qual é a importância da reabilitação e da regeneração urbana no PRR?

Ministro do Ambiente irá marcar presença na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa e dar a conhecer e reforçar a importância da reabilitação e da regeneração urbana no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Qual é a importância da reabilitação e da regeneração urbana no PRR?

Para inaugurar a agenda da Semana, na manhã de 11 de maio, João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, irá apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a Aposta na Reabilitação Urbana, dando a conhecer aos profissionais do setor as potencialidades e oportunidades deste documento estratégico que preconiza a aplicação da “bazuca” europeia para incentivar a recuperação económica pós-Covid, avança a Vida Imobiliária.

Após as boas-vindas à Semana RU Lisboa pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, subirá a palco o Ministro do Ambiente, seguindo-se a intervenção do Presidente da CPCI, que irá elencar junto daquele responsável as principais preocupações da fileira da construção e do imobiliário.

A encerrar a sessão, uma mesa redonda irá reunir os representantes da CPCI, da APEMIP, da Ordem dos Engenheiros, da ADENE e da Câmara Municipal de Lisboa, bem como do Portal da Construção Sustentável, para debater todas as novidades e desafios contidos pelo PRR. 

PRR: Qual é o compromisso do Governo?

Através do PRR, o Governo compromete-se a investir 2.782 milhões de euros em políticas públicas de habitação, ao longo dos próximos cinco anos, tal como noticiou o Notícias ao Minuto, na semana passada, recorde-se.

A maior fatia, 1.633 milhões de euros a fundo perdido, será destinada ao Programa 1º Direito (1.251 milhões de euros), que vai apoiar cerca de 26.000 famílias no acesso a uma casa condigna nos próximos anos, e à Bolsa de Alojamento Urgente e Temporário (186 milhões de euros), bem como ao reforço da oferta de habitação nas Regiões Autónomas. 

O PRR orçamentou os restantes 1.149 milhões de euros para financiar a construção de um parque público de arrendamento que deverá chegar a cerca de 6.800 famílias (774 milhões de euros) e o desenvolvimento de 15.000 novas camas de oferta de alojamento para estudantes (375 milhões).

Primeiros pagamentos poderão chegar no verão 

Nesta fase, o documento do PRR já está sob apreciação em Bruxelas e, se tudo correr bem, os primeiros pagamentos dos projetos abrangidos poderão chegar à economia ainda antes deste verão. Todas as verbas recebidas da Europa no âmbito do PRR terão impreterivelmente que ser executadas até 2026, sob pena de terem de ser devolvidas. 

Leia Também: Agendados nove webinars do LNEC, na Semana da Reabilitação Urbana

Campo obrigatório