Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética "Renovação dos edifícios, no context...

"Renovação dos edifícios, no contexto legislativo, é prioridade" até 2050

Paulo Santos, diretor de sistemas de gestão e certificação da ADENE, afirma que para reabilitar a eficiência energética dos edifícios, é necessário converter o parque imobiliário até 2050.

"Renovação dos edifícios, no contexto legislativo, é prioridade" até 2050
Notícias ao Minuto

09:55 - 20/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Plano de eficiência energética

Como serão geridos e para quem serão dirigidos os 620 milhões de euros destinados a melhorar a eficiência energética de edifícios destinados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)? Foi o tema que abriu o webinar:  “Investimento em Sustentabilidade no Imobiliário Português”, lançado pelo Diário Imobiliário, realizado esta terça-feira.

Paulo Santos, diretor de sistemas de gestão e certificação da ADENE, foi o primeiro interveniente, que de acordo com os desafios do mercado imobiliário, afirma que a prioridade é a renovação dos edifícios de forma a salvaguarda a sua eficiência energética.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 620 milhões de euros destinados a melhorar a eficiência energética de edifícios, dos quais 300 milhões para residências, recorde-se. De modo, a reabilitar a eficiência energética dos edifícios, é necessário converter o parque imobiliário até 2050.

Em fevereiro, a agência Lusa informou que os 300 milhões de euros destinados aos edifícios residenciais servem para a "promoção de investimentos numa significativa vaga de renovação energética de edifícios residenciais, o fomento da eficiência energética e de recursos, o reforço da produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo e o combate à pobreza energética", recorde-se.

Para Paulo, a melhoria da eficiência energética, a transformação e a descarbonização do fornecimento de energia dos edifícios é prioridade na estratégia de renovação dos edifícios.

"De acordo com as estratégias da ELPRE - Estratégia de longo prazo para a renovação dos Edifícios, será possível melhorar a vida dos ocupantes, estimular o crescimento económico, aumentar a eficiência energética, descarbonizar o local em questão", sustenta.

Ainda assim, a ELPRE prevê que dos 620 milhões apenas 143 mil milhões serão investidos, dos quais 110 mil milhões serão para o setor residencial.

Para que Portugal atinja os objetivos em matéria de energia é importante uma renovação energética do parque edificado existente

Saliente-se que para que Portugal atinja os objetivos em matéria de energia e clima a que se propõe no âmbito do Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) e do RNC2050 - Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, é importante uma renovação energética do parque edificado existente, pode-se no Participa, plataforma de consultas públicas lançadas em Portugal.

Note que na ELPRE analisam-se as necessidades energéticas e o conforto térmico do parque de edifícios em Portugal, assim como o seu potencial impacto em termos de co-benefícios e impacto económico. A Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios (ELPRE), decorre do disposto no artigo 2º-A da Diretiva (EU) 2018/844 (EPBD), do Parlamento Europeu e do Conselho de 30/05/2018.

Leia Também: Como serão geridos os 620 milhões para a eficiência dos edifícios?

Campo obrigatório