Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Lar Eficiência energética 'Ecoponto em Casa' da Maia é disting...

'Ecoponto em Casa' da Maia é distinguido no prémio de sustentabilidade

Projeto Ecoponto em Casa, do município da Maia, recebe menção honrosa, na categoria economia circular. Este projeto tem como propósito a recolha porta-a-porta de pequenos resíduos.

'Ecoponto em Casa' da Maia é distinguido no prémio de sustentabilidade

O Ecoponto em Casa, implementado na Maia, foi distinguido no Prémio Nacional de Sustentabilidade. O projeto da entidade gestora de resíduos do Município da Maia, Maiambiente, recebeu a menção honrosa, na categoria economia circular, refere nota enviado ao Notícias ao Minuto.

Na cerimónia de atribuição de prémios, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, congratulou o contributo da comunidade salientando que “este é um trabalho de muitos anos em que o Município se envolveu e que trabalha afincadamente todos os dias para este modelo de economia circular e de sustentabilidade integral”.

Por seu lado, Paulo Ramalho, presidente do conselho de administração da Maiambiente, destacou que o objetivo do projeto é “aumentar os índices de separação de resíduos e de reciclagem” e que o mesmo vai ser alargado à recolha de bioresíduos e à implementação do projeto Payt “Pay-as-you-throw”, que vai permitir tornar possível que os munícipes paguem apenas pelos resíduos que não reciclam, promovendo, ainda mais, a economia circular. Frisando que este é “um projeto que concretiza uma grande ambição do Município da Maia que é fazer a recolha seletiva porta-a-porta.”

Saliente-se que o Ecoponto em Casa tem como propósito a recolha porta-a-porta, de forma seletiva, de resíduos recicláveis e indiferenciados, em toda a geografia da Maia, o que potencia uma economia circular e, consequentemente, práticas sustentáveis ao nível da gestão de resíduos. Um serviço que combina a distribuição de contentores e um sistema de informação que identifica os produtores de resíduos, os contentores instalados no terreno e os registos de recolha individuais.

O prémio foi promovido pelo Jornal de Negócios, em parceria com a Deloitte que contou, ainda, com o alto patrocínio do Presidente da República.

Leia Também: Autarquia da Maia de porta-a-porta na recolha de pequenos resíduos

Campo obrigatório