Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Autarquia da Maia de porta-a-porta n...

Autarquia da Maia de porta-a-porta na recolha de pequenos resíduos

Juntamente com a Lipor, o município avança com a implementação de um projeto inovador e pioneiro de recolha seletiva porta-a-porta destes resíduos em edifícios de habitação coletiva.

Autarquia da Maia de porta-a-porta na recolha de pequenos resíduos
Notícias ao Minuto

10:37 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Resíduos

Com o objetivo de promover a valorização de pequenos resíduos domésticos, a Lipor e o Município da Maia, através da Maiambiente, avançou com a implementação de um projeto inovador e pioneiro de recolha seletiva porta-a-porta destes resíduos em edifícios de habitação coletiva, refere nota enviada ao Notícias ao Minuto.

Para tal, foram colocados eco-módulos – equipamentos compartimentados com seis gavetas, onde será possível separar resíduos como pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, lâmpadas, resíduos de pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas e rolhas de cortiça.

Este projeto, financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), abrange cerca de 22 mil habitantes e aproximadamente 10 mil alojamentos, distribuídos por 200 edifícios, e vai permitir recolher e encaminhar para tratamento adequado estes resíduos, que representam uma elevada perigosidade para o ambiente.

Para além disso, permitirá percecionar a produção per capita de pequenos resíduos domésticos, aspeto que terá um contributo importante para o setor.

Em comunicado, aquando da distribuição dos eco-módulos foram partilhadas informações sobre os resíduos aceites e não aceites, em cada um dos fluxos, e colocado junto dos equipamentos um cartaz para auxiliar na correta separação dos pequenos resíduos, potenciado uma economia mais circular.

Desta feita, será efetuada a recolha destes resíduos com recurso a uma viatura elétrica, o que eleva, ainda mais, a posição de referência do Município da Maia na procura continua por soluções mais ecológicas e sustentáveis.

Apoiado por fundos da União Europeia

A operação POSEUR-03-1911-FC-000181, tem como finalidade a recolha de resíduos domésticos e outros valorizáveis e vai ser implementado através de duas iniciativas de proximidade, nos Municípios Associados da LIPOR.

Serão colocados ecocentros móveis, em pontos estratégicos do concelho, e eco-módulos em habitações coletivas, permitindo dessa forma abranger o máximo de população servida por esses equipamentos, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis.

A operação inclui, ainda, a aquisição de uma viatura elétrica e a concretização de uma campanha de informação, divulgação e sensibilização.

Campo obrigatório