Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º
Finanças Seguros Teletrabalho no Reino Unido. Nem tod...

Teletrabalho no Reino Unido. Nem todos estão cobertos pelo seguro de casa

Há um número crescente de pessoas que espera trabalhar a partir de garagens, à medida que a Covid-19 implica o trabalho doméstico. Ainda assim, existe quem não esteja coberto pelo seguro de casa se algo correr mal, avisa seguradora britânica.

Teletrabalho no Reino Unido. Nem todos estão cobertos pelo seguro de casa
Notícias ao Minuto

10:16 - 09/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Reino Unido

No Reino Unido, o número de pessoas que espera trabalhar a partir de barracões, garagens e casas de verão convertidos está a crescer à medida que a Covid-19 muda as atitudes para o trabalho doméstico, segundo a seguradora britânica Aviva, avança a BBC. Contudo, há avisos de que alguns podem não estar cobertos pelo seguro de casa se algo correr mal.

Popularidade das chamadas ‘shoffices’ aumentou

Inquérito da Aviva sugere que um em cada dez dos que pediram trabalho a partir de um barracão convertido, garagem ou casa de verão, é uma proporção que deverá subir para 13%. A popularidade das chamadas 'shoffices' aumentou, com algumas pessoas a gastarem somas significativas para uma cabana de luxo. Saliente-se que a palavra 'garagem' tornou-se o termo de pesquisa mais popular no site da propriedade Rightmove.

A BBC revela ainda que os escritórios dentro da casa também deverão tornar-se mais comuns, com 43% das 1.400 pessoas inquiridas no inquérito da Aviva a esperarem utilizar este acordo em comparação com 34% a fazê-lo agora. Em contrapartida, a proporção que trabalha a partir da cama deverá descer de 14% agora para 11% ainda notável no futuro.

Gareth Hemming, da Aviva, disse que "as práticas flexíveis de trabalho em casa e de trabalho doméstico existem há algum tempo, mas só apresentaram-se por si próprios no último ano. Embora o trabalho doméstico não seja a escolha de cada indivíduo, é provável que vejamos mais flexibilidade como referência básica para o futuro, com muitas pessoas a trabalhar remotamente, pelo menos algumas vezes."

O inquérito sugeriu ainda que uma em cada cinco pessoas encontradas a trabalhar em casa é mais ‘stressada’ do que estar sediada no trabalho. Esse stress pode aumentar em função da sua linha de trabalho, com algumas novas empresas a instalarem-se a partir de casa, potencialmente sem cobertura de seguro.

A Defaqto, analisadora deste setor, disse que algumas pessoas correram o risco de invalidar o seu seguro se não informassem a seguradora sobre a sua nova linha de trabalho, caso criasse riscos adicionais. Embora algumas seguradoras tenham permitido que as pessoas que se instalam em negócios em casa alargassem a sua cobertura sem custos adicionais, algumas pessoas podem precisar de comprar novas políticas ou de pagar prémios maiores devido ao risco extra.

Sublinhe-se que existe igualmente o risco de que equipamentos dispendiosos possam quebrar os limites dos seguros nas apólices existentes se forem roubados ou danificados, sustenta.

Leia Também: Reino Unido: Acidentes em jacuzzis triplicam na pandemia, diz a Aviva

Campo obrigatório