Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Escritórios Investimento imobiliário na Europa. ...

Investimento imobiliário na Europa. Portugal? 3.º maior volume de sempre

Em 2020, o investimento imobiliário comercial na Europa transacionou mais de 222 mil milhões de euros. Portugal registou o terceiro maior volume de sempre, sendo 75% proveniente de investimento estrangeiro.

Investimento imobiliário na Europa. Portugal? 3.º maior volume de sempre
Notícias ao Minuto

11:45 - 08/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Escritórios

Apesar das restrições derivadas da atual pandemia, o investimento imobiliário comercial na Europa transacionou mais de 222 mil milhões de euros em 2020. Ainda assim, menos 23% face a 2019. Em Portugal registou-se o terceiro maior volume de sempre, sendo 75% deste montante proveniente de investimento estrangeiro, revela estudo do WMarket Review 2021 realizado pela Worx - Real Estate Consultant. 

Saliente-se que entre os setores escritório, retalho, industrial e logística, hotelaria, entre outros, o segmento escritórios voltou a captar a maior expressão do volume de investimentos na Europa somando mais de 92 mil milhões de euros. Contudo, isto representa uma queda de 32% frente ao ano anterior.

Mercado de escritórios demonstrou-se resiliente durante a pandemia e Portugal continua a afirmar-se competitivo face a outras praças europeias

Para a Worx - Real Estate Consultants estima-se que o mercado imobiliário em Portugal poderá continuar a reunir as condições que o têm tornado tão atrativo para os investidores nacionais e internacionais. Afirma que "num ambiente com baixas taxas de juro, o imobiliário continuará a ser visto como um excelente ativo de refúgio".

Poderá ainda existir uma maior oferta de espaços usados que originará um aumento de incentivos nos contratos de arrendamento, nos escritórios, sendo que a nova oferta procurará diferenciar-se com os demais certificados ambientais, pelo que "a pandemia acelera e deixa marcas de mudanças significativas, como o hot desking, o teletrabalho e a transformação digital", sustenta.

Lisboa, Bruxelas e Hamburgo foram as únicas a registar aumentos no volume de investimentos no último ano

Em sentido inverso,  com maior variação anual negativa, estão  as cidades de Praga, Milão e Varsóvia.

Relativamente ás principais cidades europeias, o volume de investimento imobiliário comercial acumulou cerca de 78,8 mil milhões de euros, refletindo uma variação anual negativa na ordem dos 29% face a 2019, afirma o estudo da Worx.

Note que este estudo tem como objetivo realizar uma análise real do mercado Imobiliário em Portugal, permitindo perspetivar e analisar a sua evolução. 

Leia Também: Google e Amazon já preparam regresso aos escritórios

Campo obrigatório