Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Oferta de arrendamento duplicou. Ren...

Oferta de arrendamento duplicou. Rendas caíram 9,4% no primeiro trimestre

Oferta de casas para arrendar em Portugal registou uma subida de 20,3% nos primeiros três meses deste ano, face ao trimestre anterior, impulsionada pela crise no turismo, revelam dados da CASAFARI.

Oferta de arrendamento duplicou. Rendas caíram 9,4% no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

10:55 - 07/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Rendas

Dados divulgados esta quarta-feira pela CASAFARI, principal plataforma de tecnologia de dados imobiliários da Europa, mostram que a oferta de casas para arrendar em Portugal registou uma subida de 20,3% nos primeiros três meses deste ano, face ao trimestre anterior, impulsionada pela crise no turismo, revela nota enviada aos jornalistas.

A análise global do mercado imobiliário revela um aumento de 17,4% no preço médio de venda de apartamentos, ainda em plena pandemia e stock disponível de imóveis para venda cresceu 87,8%.

Face à atual crise que o setor do turismo atravessa, a oferta de casas para arrendar mais do que duplicou até março deste ano, quando comparado com igual período do ano passado, atingindo uma subida de 101,1%, embora o preço médio das rendas tenha recuado 9,4%.

No segmento não residencial, os dados da Casafari apontam para efeitos mais acentuados devido às novas tendências impulsionadas pela pandemia, como o teletrabalho, com os preços dos escritórios a recuarem e, em sentido inverso, com a oferta disponível para arrendamento a registar aumentos de até 34,5%, revela o mesmo comunicado.

Lisboa continua a ser o distrito de Portugal com os preços médios de venda e de arrendamento mais elevados, seguido por Faro e Porto

O preço médio de venda de imóveis, em Portugal, registou um aumento de 17,4% no primeiro trimestre de 2021, face a igual período do ano passado.

Em comunicado, todos os distritos, à exceção de Viseu, que registou uma quebra de 0,88%, assistiram a um aumento dos preços médios no período em análise. Destaca-se o distrito de Braga, a registar a maior subida, com um crescimento de 18,6%, e Aveiro, com uma subida de 15,2%. Lisboa continua a ser o distrito com o preço médio de venda mais elevado: 353 mil euros.

O relatório conclui que, no primeiro trimestre de 2021, apesar da situação de pandemia, os preços do imobiliário no segmento residencial continuaram resilientes em Portugal, com os preços de venda a apresentarem um crescimento gradual.

Este é um relatório de análise do mercado imobiliário relativo ao primeiro trimestre de 2021, com destaque para os distritos de Lisboa, Porto e Faro, e uma análise geral da evolução dos preços de venda e arrendamento, por distrito. Apresenta ainda uma análise ao segmento não residencial, com destaque para os escritórios, nos primeiros três meses deste ano.

Leia Também: Preços das casas para arrendar caem 5,1% durante um ano de pandemia

Campo obrigatório