Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Arrendamento Primeiro estranha-se, depois entranh...

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Casas na Suécia são reabitadas

A falta de oferta de casas em áreas de maior procura na Suécia, fez repensar o destino do Barnrikehus de Estocolmo. Estes edifícios dos anos 30 são agora direcionados para pessoas com baixos rendimentos.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Casas na Suécia são reabitadas
Notícias ao Minuto

10:58 - 31/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Casas em Estocolmo

É fácil perceber porque é que os blocos habitacionais dos anos 30 de Estocolmo são agora procurados, afirma a Bloomberg: "O sistema de arrendamento sueco significa que temos muitos apartamentos bons pertencentes ao município no centro de Estocolmo com rendas muito baixas", sustenta Martin Grander, investigador de habitação da Universidade de Malmö.

O Barnrikehus (pronuncia-se "Barn-reek-eh-HUUSS") de Estocolmo são edifícios de habitação direcionados para pessoas com baixos rendimentos, atualmente. Estes edifícios modernistas, revestidos em gesso colorido em tijolo ou pastel, construídos pela cidade combinam assim o útil ao agradável: a calma suburbana com rendas acessíveis.

Mas nem sempre foi assim. Anteriormente, eram vistos como locais de baixo estatuto para viver. "Havia um certo estigma ligado ao Barnrikehus, muito parecido com o que se prendeu hoje à habitação social em muitos países", lembra Grander em declarações à Bloomberg. 

Nas últimas décadas, tudo isso mudou, quando a falta de oferta de casas em áreas de maior procura cresceu. Nesse sentido, repensaram o destino do Barnrikehus de Estocolmo e tornaram-no a resposta a esse problema.

O Barnrikehus ilumina não só como o Estado-Providência da Suécia nasceu, mas também como o sonho social, antes de voltar nos últimos anos como uma possível inspiração para enfrentar os problemas contemporâneos da Suécia.

Leia Também: Constrói-se mais anexos no quintal que outro tipo de habitação nos EUA

Campo obrigatório