Meteorologia

  • 14 ABRIL 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Edição

Imobiliário Habitação Espanha: Acerto nos preços das casas...

Espanha: Acerto nos preços das casas à venda dispara o arrendamento

Correção dos preços de imóveis para comprar faz disparar a taxa de rentabilidade dos arrendamentos nos últimos meses para 6,8%, em Espanha. Portal imobiliário Servihabitat prevê mais correções ao longo deste ano com o aumento da oferta.

Espanha: Acerto nos preços das casas à venda dispara o arrendamento
Notícias ao Minuto

15:59 - 26/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Preços de casas à venda

O relatório de Mercado Residencial do portal imobiliário Servihabitat na Espanha 2020 mostra um aumento no retorno médio do arrendamento bruto na Espanha para 6,8% em 2020, contra os 5,7% registados em 2019, escreve o o EjePrime, jornal especializado no setor imobiliário.

"O índice de rentabilidade tem uma tendência alta com um efeito sobre os locais onde o preço do arrendamento foi mantido em níveis semelhantes, mas com uma queda no preço das casas", diz o relatório de serviços da Lone Star e do CaixaBank.

Os dados divulgados pelo portal  remontam até setembro de 2020, tempo quando os preços de venda de casa foram corrigidos diante do novo cenário e os valores dos imóveis para arrendar permaneceram estáveis. Já no mercado de compra e venda, a Servihabitat anota ainda a subida de 1,9% do m2 em 2020 e estima uma estagnação para este ano. Ainda assim, ocorreu em momento que a oferta de arrendamento cresceu 52,7% ao longo de 2020.

Em setembro de 2019 o stock habitacional disponível para arrendar na Espanha foi de 87.700 unidades, número que subiu para 134.000 residências em setembro de 2020.

"Uma das principais razões para esse aumento pode ser encontrada na transferência de imóveis turísticos e de arrendamento de curto prazo para este mercado residencial, bem como na mudança de venda para arrendar em proprietários que não conseguem atender às suas expectativas de preço", sustenta relatório do portal.

O Servihabitat reconhece ainda em relatório que "essa tendência de alta não foi como o esperado" e sugere que o volume de imóveis arrendados aumentou de representar pouco mais de 10% do volume de residências à venda em 16,4% em setembro de 2020, escreve o EjePrime.

Leia Também: Mais de 121 mil imóveis abaixo do valor de mercado em Espanha

Campo obrigatório